Assinar
Sociedade

Politécnico de Leiria com 179 vagas sobrantes para a segunda fase do concurso

Das 1.992 vagas disponíveis nas cinco escolas do Politécnico de Leiria, foram preenchidas 1.813 na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior.

A segunda fase do concurso arranca na segunda-feira, dia 12 de setembro

Sobraram pelo menos 179 vagas para a segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior (CNAES) nas cinco escolas do Politécnico de Leiria.

Os resultados das colocações na primeira fase do concurso, hoje divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), indicam terem sido preenchidas 1.813 vagas das 1.992 disponíveis (1.967 iniciais mais 25 adicionais) no Politécnico de Leiria.

Das 51 licenciaturas abertas este ano, 37 completaram a totalidade das vagas disponíveis.

A instituição destaca por sua vez, em comunicado, o facto de 1.717 candidatos terem colocado o Politécnico como primeira opção.

“Comparando os dados desta fase com o período homólogo do ano letivo passado, há um aumento de 3% do número de estudantes. Aos novos estudantes de licenciatura, acrescem os novos estudantes dos cursos TeSP, pós-graduações, mestrados e doutoramento, facto que perspetiva, pela segunda vez e de forma consecutiva, que teremos mais de 5.500 novos estudantes inscritos no Politécnico de Leiria no final de todas as fases dos diferentes concursos”, frisa Rui Pedrosa, presidente do Politécnico na mesma nota.

Quanto às médias mais altas de entrada – do último estudante colocado – entre os cursos que completaram a totalidade das vagas, destacam-se as de Design Gráfico e Multimédia (157,1), Artes Plásticas (155,1), Fisioterapia (153,6), Teatro (149,5), Design de Produto – Cerâmica e Vidro (146,7), Comunicação e Media (143,9), Enfermagem (143,8), Design de Espaços (143,4) Engenharia Informática e Jogos Digitais e Multimédia (142,9), Terapia Ocupacional (141,5), Gestão (141,4) e Solicitadoria (140,2).

Há por outro lado dois cursos que não preencheram qualquer uma das vagas disponíveis. São eles Engenharia Alimentar e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (regime pós-laboral) que mantêm 21 e 15 vagas abertas, respetivamente.

Colocações no Politécnico de Leiria com classificações dos últimos colocados na 1ª fase

ESECS – Escola Superior de Educação de Leiria; ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão; ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha; ESTM – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar; ESSLEI – Escola Superior de Saúde de Leiria 
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Já a nível nacional o MCTES refere terem sido colocados nesta primeira fase 49.806 estudantes de entre 61.507 candidatos.

Destaca ainda os aumentos de 6% nas colocações em instituições do interior face a 2021 (num total de 13.351 estudantes), de 9% de colocados em competências digitais, ciências dos dados e engenharias aeroespaciais (num total de 7.327 estudantes) e de 14% no número de colocados em licenciaturas de Educação Básica, equivalente a 727.

Foram também colocados “381 estudantes através do contingente especial para estudantes com deficiência, o que representa um aumento de 21% face ao ano anterior e o número mais elevado de sempre”, acrescenta a tutela em comunicado.

Para a segunda fase do concurso, sobraram 5.284 vagas (de um total de 54.641 a concurso), o menor número de vagas sobrantes desde 1999, adianta.

Os resultados da primeira fase do concurso podem ser consultados no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior e através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS e Android.

O prazo para a apresentação da candidatura à segunda fase do CNAES começa na segunda-feira, dia 12 de setembro, e decorre até dia 23.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados