Assinar
Cultura

Ana Rita Gaspar Vieira expõe em São Paulo assinalando os 200 anos da independência do Brasil

Artista plástica, natural de Leiria, trabalhou em coautoria com Mônica Ventura para a exposição “Sábado”.

Ana Rita Gaspar Vieira e Mônica Ventura Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Ana Rita Gaspar Vieira, de Leiria, e a brasileira Mônica Ventura assinam “Sábado”, exposição patente no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, integrada nas comemorações dos 200 anos da independência do Brasil.

“Foi numa tarde de sábado, em 1822, quando às margens do rio Ipiranga D. Pedro I, montado em uma mula, proclamou o grito de independência. As celebrações da efeméride, ainda hoje povoada por mitos e equívocos históricos, são o ponto de partida para a construção da exposição intitulada ‘Sábado'”, que inaugurou quarta-feira, dia 7, avança online o Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

Numa descrição enviada pela artista, Ana Rita Gaspar Vieira destaca a “alusão territorial e identitária” que “surge fisicamente no projeto com a presença de três bandeiras (cada um com a dimensão de 260 x 180 cm)”.

Na exposição, que tem curadoria de Isabella Lenz, as bandeiras, “inicial e simbolicamente ‘brancas’”, são em tecido de algodão branco e os desenhos que as identificam são costurados. “As bandeiras, uma de Portugal, uma outra do Brasil e uma terceira, que é uma nova bandeira que resulta da justaposição das duas, são lugares recetáculos, considerando que, num segundo momento, vão ser suportes de derrames de papel de algodão, pigmentados com matéria mineral”. Ou seja, “cada uma delas, será pigmentada com terra de cada uma destas geografias. Estas bandeiras procuram construir uma identidade coletiva que resulta do respeito entre dois países”.

A exposição foi inaugurada no dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, e fica patente até 15 de outubro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados