Assinar
Leiria

Colóquio assinala bicentenário da Independência do Brasil em Leiria

A inauguração de uma escultura de Luiz Martins e de Thierry Ferreira, no jardim Luís de Camões, marca também o início das comemorações.

Foto de arquivo

“Que independência foi essa? – Debates e disputas no contexto da separação de Portugal e Brasil” é o tema do colóquio que marca no sábado, dia 24, o arranque das comemorações do bicentenário da independência do Brasil em Leiria.

O evento, a decorrer pelas 11 horas no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (Igreja da Misericórdia), visa “reforçar as ligações e as fortes relações que Portugal e o Brasil construíram e mantiveram ao longo destes últimos 200 anos”, refere a autarquia em comunicado.

O processo histórico que conduziu à independência do Brasil, bem como a exploração de novas formas de aproximação e colaboração entre as comunidades brasileira e portuguesa, nas mais diversas áreas, são alguns dos temas a debate, sendo o encontro apresentado por Isabel Lustosa, investigadora do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa. A moderação fica a cargo de Jorge Varela, subdiretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

A inauguração de uma escultura comemorativa intitulada “Muiraquitã”, da autoria do escultor brasileiro Luiz Martins e do escultor português Thierry Ferreira, no jardim Luís de Camões, é outra iniciativa enquadrada no programa comemorativo que irá prolongar-se nas próximas semanas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados