Assinar
Pombal

Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas em Pombal regressa reforçada

Mais de uma centena de artesãos de todo o país e dezenas de associações do concelho de Pombal marcam presença no evento, na Expocentro, até domingo.

Luís Filipe (vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro - CCDRC), Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Pedro Pimpão (CMP) na visita aos expositores

Valorizar o artesanato nacional e fomentar o aparecimento de jovens artesãos e de novas atividades na área dos ofícios tradicionais são alguns dos objetivos da XXVII Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas, que arrancou esta sexta-feira à tarde, em Pombal.

O certame é promovido pelo Município de Pombal e a ADILPOM – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal, e contou com a presença de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, na cerimónia de abertura.

“Esta feira é um sinal de vitalidade porque estão aqui 115 stands só de artesanato, mais as tasquinhas que representam a nata das freguesias de Pombal”, afirmou, na sessão de abertura, o presidente do Turismo Centro de Portugal, para quem este certame representa também, depois dos incêndios de 2022, “um sinal de podermos renovar a aposta nos novos produtos turísticos, capazes de trazer uma agenda, a agenda da sustentabilidade ambiental, particularmente importante para a sustentabilidade económica e social do território”.

“Quando hoje falamos do turismo ativo, enoturismo, ecoturismo, arte urbana, turismo religioso, cultura e gastronomia, estamos a dizer a estes territórios que eles contam para aquilo que é a nossa oferta turística”, sublinhou.

Pedro Machado enfatizou o “capital de esperança” presente na ação do presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, no que respeita à necessidade de ter “visão, energia, estratégia, planeamento” para alavancar as empresas e os empresários, que considerou “o músculo do turismo”.

“Voltamos reforçados”. Foi assim que Pedro Pimpão marcou o arranque da mostra, cuja excelência fez questão de atribuir ao empenho da ADIPOM e dos funcionários da autarquia que garantiram, “com muito trabalho, que nada falhasse”.

A presença do presidente do Turismo Centro de Portugal, que o autarca considerou “um estímulo e um incentivo”, não foi alheia à estratégia municipal apresentada na cerimónia de lançamento daquele que é um evento de “promoção da atratividade do território, da natureza ao património, da história à gastronomia”.

“Vamos encarar o turismo como um setor estratégico de desenvolvimento do nosso território”, destacou Pedro Pimpão, revelando que a implementação de um Posto de Turismo no centro da cidade, no Cardal, vai ser uma realidade.

“Será uma porta de entrada para todo o concelho, contribuindo para a sua valorização. Sem dúvida, uma mais-valia para a nossa comunidade e para toda a região”, referiu, reforçando que esta aposta no turismo representa um compromisso para o desenvolvimento e projeção do território.

Até domingo, dia 25, mais de 115 artesãos, representativos das várias regiões de norte a sul do país e ilhas, marcam presença na Expocentro (Parque Industrial Manuel da Mota) com produtos têxteis, olaria, cestaria, tecelagem, cerâmica, azulejaria, ourivesaria, entre outros, num evento que tem também uma forte componente de promoção gastronómica e que conta com uma dezena de tasquinhas das associações representativas das freguesias do concelho de Pombal, que dão a provar o melhor da gastronomia local, como os tortulhos, carneiro, enchidos, touro, arroz de cabidela e javali.

A 27.ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal irá contar com uma transmissão em direto, na tarde de domingo (dia 25), para o programa da RTP1 “Aqui Portugal” e no que respeita à animação, haverá arruadas, bailes populares e dj. Na sexta-feira atuam “Os Ramboias”, Graciano Ricardo e dj Vito. No sábado, o grupo coral “Os Ganhões”, Bombos de Carnide, Artur João e dj Paulo Sousa e, no último dia da feira, domingo, estarão no recinto o grupo de concertinas Carlos Barbosa e os Concertinas do Marquês.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados