Assinar
Cultura

Festivais literários de Óbidos e Gramado unidos na acessibilidade cultural

A representação portuguesa inclui a coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Célia Sousa

O Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio) e o Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram), no Brasil, “estabeleceram uma parceria em prol da literatura”.

Este ano, os festivais literários de Gramado (até 11 de setembro) e Óbidos (6 a 16 de outubro) realizam, em conjunto, “um programa com foco na acessibilidade cultural, área que trata os direitos das pessoas com deficiência no acesso à arte”.

“Todas as ações desenvolvidas têm um papel de intensificação da riqueza e identidade territorial das populações, desenvolvendo competências nas áreas da educação, cultura e turismo. É uma honra para o município de Óbidos manter este laço de união com o município de Gramado”, refere, em comunicado, a vereadora da Câmara de Óbidos, Margarida Reis.

“Queremos criar uma corrente a favor da literatura acessível, que vai ser a ‘bandeira’ dos dois eventos, estabelecendo uma união a longo prazo”, adianta, por seu lado, o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.

A representação portuguesa é composta pelos vereadores da Câmara de Óbidos, Margarida Reis e Telmo Félix, e pela coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Célia Sousa, e as participações aconteceram esta segunda-feira, dia 5, numa mesa intitulada “Vamos ler todos juntos?”.

O FiliGram é um festival organizado pela prefeitura de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os municípios de Óbidos e de Gramado são “cidades geminadas” desde 2008, tendo realizado, desde então, um intercâmbio de ações culturais, educacionais e turísticas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados