Assinar


Cultura Exclusivo

Órgão da Sé de Leiria faz 25 anos e é protagonista de concerto com referência internacional

Está em forma uma das principais jóias do património musical da cidade. À passagem do quarto de século de vida do grande órgão da Sé, o organista titular pede mais concertos para aproveitar todo o potencial de um instrumento raro.

Wolfgang Seifen regressa para novo concerto no grande órgão da Sé de Leiria esta quarta-feira, 5 de outubro

Quem o ouviu em 1999 em Leiria não esquece. É, pois, com elevada expectativa que se espera o concerto do organista alemão Wolfgang Seifen para comemorar os 25 anos do grande órgão da Sé de Leiria, no próximo dia 5 de outubro, a partir das 16 horas.

Considerado um dos melhores improvisadores da atualidade, Seifen é um dos convidados da celebração, que inclui também a presença do organeiro George Heintz, responsável pela construção do imponente instrumento da catedral de Leiria.

Construído na oficina de Heintz em Schiltach, na Alemanha, o grande órgão da Sé de Leiria foi, há 25 anos, o primeiro do género entre Lisboa e Porto e o quarto órgão sinfónico moderno em Portugal.

“É essencial celebrar um instrumento importantíssimo na cultura da Diocese de Leiria-Fátima mas também da região de Leiria”, afirma o organista titular, João Santos que, 25 anos depois, ainda sente “como um privilégio para a cidade” a existência do órgão na cidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados