Assinar


Alcobaça Exclusivo

Acervo privado sobre Inês de Castro disponível para consulta pública

Coleção de Jorge Pereira de Sampaio junta exemplares desde o século XVII à atualidade.

Apresentação do protocolo decorreu na Galeria Conventual, em Alcobaça Jorge Pereira de Sampaio

O acervo bibliográfico privado sobre Inês de Castro do alcobacense Jorge Pereira de Sampaio já está disponível para consulta do público, através da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, na sequência de um protocolo firmado, na semana passada, entre o colecionador e a Câmara de Alcobaça.

“A intenção é divulgar estas coleções e dar acesso ao público do acervo, que vai desde o século XVII até à atualidade, com obras portuguesas e estrangeiras”, avançou o alcobacense, numa pequena cerimónia que decorreu na Galeria Conventual, em Alcobaça. Estão, para já, inventariados 403 títulos, com algumas “obras raras espanholas e francesas”.

A bibliografia inesiana da coleção Jorge Pereira de Sampaio “só tem par com a Fundação Inês de Castro”, garantiu, na ocasião, o antigo diretor do Mosteiro de Alcobaça.

A vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça agradeceu o “ato de generosidade” do historiador de arte ao colocar uma “coleção privada à disposição das pessoas”, dado tratar-se de uma “coleção de história de grande valor”.

“O índice já está disponível online e mediante pedido para consulta, os livros estarão disponíveis na Biblioteca e depois devolvidos ao proprietário”, explicou, naquela cerimónia, Inês Silva.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.