Assinar
Ambiente

Captura ilegal de enguia-bebé leva à detenção de dois homens

Ação da GNR “resultou na apreensão de duas artes de pesca denominadas por capinetes e 209 gramas de meixão”

foto de meixão

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Caldas da Rainha deteve dois homens, de 29 e 41 anos, por captura ilegal de meixão em Salir do Porto.

Os militares “detetaram junto à foz do Rio de Tornada, durante a noite, duas pessoas a praticar a captura ilegal do meixão, o que levou à sua detenção em flagrante delito”, explicou esta segunda-feira, dia 12, o Comando Territorial de Leiria da GNR.

Desta ação, desenvolvida no sábado, dia 10, “resultou a apreensão de duas artes de pesca denominadas por capinetes e 209 gramas de meixão, que foi devolvido ao habitat natural”, adianta em comunicado.

Os detidos foram constituídos arguidos e o processo foi remetido ao Tribunal Judicial da Caldas da Rainha.

A ação de fiscalização foi desenvolvida “para deteção de atos ilegais nos recursos hídricos, nomeadamente a pesca ilegal ao meixão”.

A enguia europeia (Anguilla anguilla) “é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie”, refere a GNR.

“O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo”, conclui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados