Assinar
Pombal

Miriam Pereira Leal assume pasta de Jovem Autarca de Pombal em janeiro

Promover uma semana desportiva, criar uma caixa de sugestões e organizar uma feira para ajudar os estudantes a escolher o caminho após a escolaridade obrigatória são alguns dos objetivos da nova Jovem Autarca.

Miriam Pereira Leal, ao centro, foi a candidata vencedora e fará equipa com Inês Santos e Manuel Moderno.

Mais de 67% dos estudantes do concelho de Pombal que votaram na eleição de Jovem Autarca de Pombal, escolheram Miriam Pereira Leal, do Colégio João de Barros, para o cargo.

A estudante do curso de Ciências e Tecnologias do colégio de Meirinhas sucede a Sara Gaspar, eleita para o cargo em 2022, e recebeu o voto de confiança de 419 dos 1.474 estudantes (67,56%), que participaram na eleição da segunda edição da iniciativa, na passada quinta-feira.

A eleição Jovem Autarca de Pombal é promovida pela Câmara de Pombal e tem como objetivo “motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos”.

Inês Santos e Manuel Moderno, alunos da Escola Secundária da Guia e do Instituto D. João V (Louriçal), respetivamente, foram eleitos vereadores, com 290 e 245 votos.

Os restantes candidatos – Beatriz Silva, Ivo Jorge, Dinis Marques, Telmo Silva e Diogo Rebola – constituem a Assembleia de Jovens Autarcas.

Em comunicado, a autarquia de Pombal lembra que a candidata vencedora tem como lema de campanha “E o futuro? Construímos juntos?”, com três objetivos: a organização de uma semana desportiva, durante a qual serão realizados torneios de diversas modalidades, visando sensibilizar para o combate ao sedentarismo; a criação de uma caixa de sugestões, através de uma plataforma online, para que “os jovens possam colocar as suas dúvidas e enviar comentários e opiniões sobre o que está a ser feito, ou possa a vir a ser feito, no concelho”; e a organização de uma Feira de Futuro, com o objetivo de “informar os jovens, e esclarecer dúvidas, acerca das opções disponíveis à saída da escolaridade obrigatória”, como a continuidade dos estudos no ensino superior.

A cerimónia de tomada de posse da Jovem Autarca deverá realizar-se durante a primeira quinzena de janeiro de 2023.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados