Assinar
Pombal

Oito candidatos concorrem ao lugar de Jovem Autarca de Pombal

Eleições decorrem na quinta-feira, podendo votar alunos do 5º ao 12º ano que estudem no concelho

Esta é a segunda edição do projeto que conta com a participação de alunos do 7º ao 11º ano de escolaridade


Beatriz Silva, Dinis Marques, Diogo Rebola, Inês Santos, Ivo Jorge, Manuel Moderno, Miriam Leal e Telmo Silva disputam na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, as eleições para Jovem Autarca de Pombal.

Esta é a segunda edição da iniciativa que a Câmara de Pombal promove com o objetivo de “motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável” bem como “valorizar a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos”.

O projeto destina-se a jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, alunos até ao 11º ano de escolaridade em escolas do concelho. Além do apoio de pelo menos 50 jovens, cada candidato teve de apresentar um manifesto eleitoral e um programa de ação para o mandato com medidas nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação, explica a autarquia em comunicado.

As eleições estão agendadas para 15 de dezembro, podendo votar os alunos do 5º ao 12º anos de escolaridade, que estudem no concelho.

Os lugares a ocupar no boletim de voto foi sorteado, sendo o primeiro ocupado por Beatriz Silva, aluna do 7º ano da Escola Básica e Secundária da Guia. Seguem-se Ivo Jorge, aluno do 8º ano na Escola Gualdim Pais; Manuel Moderno, do 9º ano no Instituto D. João V (Louriçal); Dinis Marques, do 8º ano na Escola Gualdim Pais; Telmo Silva, do 11º ano na Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal;
Inês Santos, do 11º ano na Escola Básica e Secundária da Guia; Miriam Leal, do 11º ano no Colégio João de Barros (Meirinhas); e Diogo Rebola, do 8º ano na Escola Gualdim Pais.

O candidato mais votado ocupará o cargo de Jovem Presidente, e os segundo e terceiro mais votados os de Jovens Vereadores. Os restantes candidatos constituem a Assembleia de Jovens Autarcas.

O mandato inicia-se com a tomada de posse, prevista para janeiro de 2023, e terá a duração de um ano.

Sara Gaspar foi a primeira Jovem Autarca no concelho de Pombal, tendo concorrido 11 candidatos. Também o Município de Porto de Mós avançou com o projeto, que culminou, em fevereiro deste ano com a eleição de Érica Silva.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados