Assinar


Mercado

38 entidades juntam-se para criar uma estratégia para a zona Oeste

O Grupo de Ação Costeira Oeste foi formalizado este mês para substituir o Grupo de Ação Local Pescas Oeste.

Parceria foi formalizada no passado dia 6, em Óbidos CMO

38 entidades públicas e privadas integram o Grupo de Ação Local Oeste Costeiro, formalizado no passado dia 6, no âmbito de um protocolo de parceria para a implementação e monitorização do desenvolvimento local de base comunitária costeiro na região Oeste.

O novo grupo – gerido pela Associação para o Desenvolvimento de Peniche – vem substituir o Grupo de Ação Local Pescas Oeste, que está em fase de encerramento com a conclusão de projetos financiados no âmbito do programa operacional Mar 2020. É responsável pela estratégia de desenvolvimento local do território que abrange Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.

Desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia, bem como melhoria das condições de vida das populações são objetivos deste grupo.

Joaquim Pequicho, presidente da Associação para o Desenvolvimento de Peniche, afirmou, citado em comunicado, que “este é um caminho de diálogo”, onde “a vontade conjunta dos parceiros é criar um espaço de inclusão em toda a região Oeste Costeira”, reforçando a importância do trabalho conjunto na criação da estratégia para a zona costeira, integrada na OesteCIM.

“É com esta expectativa que apresentamos estas ideias para que sejamos um contributo líquido para o desenvolvimento destas terras, do empreendedorismo, criando uma literacia oceânica”, referiu, explicando que há outras dimensões que não estão só ligadas à pesca, mas que não podem ser secundarizadas.

Também os municípios de Lourinhã e Torres Vedras aderiram recentemente ao Grupo de Ação Local Oeste Costeiro.

Na reunião que decorreu em Óbidos para formalizar a nova parceria, foi igualmente aprovada por unanimidade a criação do Órgão de Gestão da Estratégia de Desenvolvimento Local, que será composto pela Associação para o Desenvolvimento de Peniche, pela Agência EcoCoast e pela Leader Oeste.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados