Assinar


Caldas da Rainha

Segurança Social assina 70 protocolos para alargar horários das creches no distrito de Leiria

“Para satisfazer as necessidades das famílias”, afirmou o diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa

Criança a brincar em creche
Foto de arquivo

O Centro Distrital de Segurança Social de Leiria acaba de assinar protocolos com 18 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de quatro concelhos do Oeste, cuja verba para alargamento do horário das creches aumenta para quase 900 euros mensais.

No total do distrito de Leiria, serão assinados 70 protocolos (mais cinco do que no ano anterior) divididos pelos 16 concelhos (Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal e Porto de Mós).

O protocolo assinado dia 29 de novembro com as 18 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), nas Caldas da Rainha, visa “o alargamento da resposta de creche para satisfazer as necessidades das famílias”, afirmou o diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, durante a assinatura dos acordos que permitem às creches “estenderem os horários até às 19 horas ou, caso tenham solicitações, antecipar a abertura”.

Os acordos representam uma subida da comparticipação estatal de 571 euros mensais para 894,69 euros, referentes ao período entre setembro e agosto de 2023, sendo que a verba respeitante aos primeiros três meses irá ser paga retroativamente.

A verba destinada às creches que funcionem durante mais de 11 horas sobe, assim, para 10.736 euros por ano.

Os protocolos assinados contemplam sete creches das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral, todas no distrito de Leiria.

No encontro com as IPSS, realizado na Câmara das Caldas da Rainha, o diretor distrital da Segurança Social, lembrou ainda que até 31 de dezembro está aberto o aviso para candidaturas a fundos comunitários de projetos de alargamento das creches, sublinhando que “a NUT III [Unidades Territoriais para Fins Estatísticos] do Oeste é, no contexto nacional, considerada uma prioridade”.

Assim, os projetos a candidatar pelas instituições da região “têm a possibilidade de serem valorizados”, acrescentou.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados