Assinar


Leiria

Profissionais da educação manifestaram-se em frente à Câmara Municipal de Leiria

Protesto convocado pelo S.T.O.P. para as capitais de distrito mobilizou dezenas de participantes na tarde deste sábado, 7 de janeiro.

Profissionais da educação reiteraram reivindicações que têm apresentado na greve em vigor desde 9 de dezembro Fernando Rodrigues

Nem a chuva forte demoveu dezenas de profissionais da educação de se juntarem, em Leiria, à manifestação de protesto marcada para todas as capitais de distrito do continente.

Frente à Câmara Municipal de Leiria, algumas dezenas responderam ao apelo do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (S.T.O.P.) para o protesto agendado para a tarde de 7 de janeiro.

“Para defender uma Escola Pública de qualidade para todos que lá trabalham (e estudam) JUNTOS SEREMOS + FORTES!” foi o mote da manifestação deste sábado.

Recorde-se que o S.T.O.P iniciou uma greve nacional a 9 de dezembro, por tempo indeterminado, e entregou pré-avisos de greve até ao final do mês de janeiro. Também o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) em curso uma greve parcial, que se vai manter até dia 8 de fevereiro. 

Os professores rejeitam a intervenção dos municípios no processo de recrutamento para as escolas, a extinção do quadro de escola, a ausência de contagem de tempo de serviço que esteve congelado, as quotas de acesso aos 5.º e 7.º escalões e a penalização na aposentação após 36 anos de serviço.

Reivindicam ainda aumentos remuneratórios, de forma a compensar a perda do poder de compra verificada desde 2009, e a vinculação dinâmica dos professores contratados.

As exigências vêm também dos técnicos superiores e contratados que trabalham no Ministério da Educação (psicólogos, assistentes sociais, terapeutas da fala, intérpretes da língua gestual portuguesa, entre outros), sendo que as principais compreendem o fim da precariedade que afeta todos os contratados a cada 31 de agosto, a consolidação da mobilidade geográfica, abertura de vagas no mapa de pessoal, criação de carreira especial e a não inclusão no processo de municipalização.

O S.T.O.P. convocou para o próximo sábado, dia 14, uma marcha pela educação em Lisboa, apelando à presença de professores, alunos e pais e todos os membros do universo educativo.

(Acrescentada no dia 8 de janeiro a lista de principais reivindicações dos técnicos superiores e contratados que trabalham no Ministério da Educação)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados