Assinar
Leiria

Região de Leiria realiza em fevereiro primeiro Fórum Autárquico

As oportunidades dos Fundos Europeus e os desafios da descentralização são alguns dos temas em debate na Escola Superior de Saúde, em Leiria.

Fotografia da fachada da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria
Fórum realiza-se dia 9 de fevereiro na Escola Superior de Saúde Foto: Politécnico de Leiria

É no próximo dia 9 de fevereiro que a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) realiza o I Fórum Autárquico da Região de Leiria, no auditório da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, pelas 15 horas.

Divulgar os principais eixos relativos à execução dos fundos europeus orientados para os territórios e economias locais é o objetivo deste fórum, que terá ainda espaço para reflexão sobre o processo de descentralização nas áreas sociais.

A iniciativa começa às 15 horas com sessão de abertura presidida pelo presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão; o vice-presidente da CIMRL, Jorge Vala; e a presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno.

Segue-se, às 15h15, a apresentação do primeiro painel, dedicado ao tema “Instrumentos Territoriais no Portugal 2030 e a oportunidade dos Fundos Europeus”. São oradores convidados Duarte Rodrigues, vice-presidente da AD&C; Fernando Alexandre, professor na Universidade do Minho; Nuno Almeida, pró-presidente do Politécnico de Leiria e coordenador do mestrado em Marketing e Promoção Turística, e Luís Filipe, vogal executivo da Comissão Diretiva do Centro 2020. A conversa será moderada por Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal.

O segundo painel, com início previsto para as 16 horas, versa sobre “A economia regional e os desafios da descentralização”. Participam no debate António Poças, presidente da Nerlei; Carla Longo, presidente da Junta de Freguesia de Pombal; Jorge Amador, vice-presidente da ANAFRE e José Ribau Esteves, vice-presidente da ANMP. A conversa será moderada por Rui Nogueira, médico e presidente da Assembleia Intermunicipal da Região de Leiria.

Segue-se novo momento de debate com moderação de Carlos Almeida, jornalista no REGIÃO DE LEIRIA.

O programa encerra com as intervenções de Gonçalo Lopes, presidente da CIMRL, e de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial.

O I Fórum Autárquico é uma iniciativa da CIMRL e do Politécnico de Leiria com o apoio do REGIÃO DE LEIRIA.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do email cimrl@cimregiaodeleiria.pt ou do contacto 800 24 25 26.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados