Assinar
Música

Fado e eletrónica voltam a fundir-se no novo álbum de Stereossauro

A fadista Ana Magalhães empresta a voz ao disco, já disponível nas várias plataformas de música online.

Fotografia de Stereossauro e Ana Magalhães no âmbito do álbum "Tristana"
Susana Valadas

Stereossauro acaba de lançar “Tristana”, álbum onde volta a mostrar a mestria na remistura de sons, percorrendo uma viagem estética pela fusão da música tradicional portuguesa e a guitarra portuguesa com os sintetizadores, as caixas de ritmos e a eletrónica.

“Tristana” está já disponível nas várias plataformas de streaming e conta com a participação da fadista Ana Magalhães, na voz, Ricardo Gordo, na guitarra portuguesa, e Sandra Baptista, no acordeão.

O novo disco do artista das Caldas da Rainha é “um tributo às mulheres, às mães, às irmãs, à sua força e ao seu triunfo em situações sistematicamente desfavoráveis”. Ao longo das sete músicas, são abordados temas como violência doméstica, saúde mental, oportunidades perdidas ou desgostos amorosos.

“É um álbum em tons noturnos, intimista e realista, mas é, sobretudo, um disco de força, resiliência e de vida”, lê-se em comunicado de imprensa.

“Nome de mulher” é o single de lançamento deste álbum

Este novo trabalho de Stereossauro foi desenvolvido entre finais de 2020 e durante o ano de 2021. As letras das músicas, os temas e os vídeos que os acompanham foram produzidos pelo próprio.

A ilustração da capa do álbum tem selo de Tamara Alves, artista plástica e ilustradora com ligações a Leiria e trabalhos reconhecidos em vários países. A artista captou naquela imagem “a essência de rua e o contexto urbano” deste novo fado de guerrilha sentimental, em que a tradição se alia à modernidade.

Stereossauro conta já com um repertório musical diverso, assinando discos em nome próprio e produção para outros artistas. Músico autodidata com formação académica em Design Industrial, destacam-se na sua produção discográfica as fusões de fado tradicional com música eletrónica, com destaque para a remistura instrumental de “Verdes Anos” (Carlos Paredes), em 2007, e “Bairro da Ponte”, em 2018. Mais recentemente juntou-se a Cabrita para dar vida ao projeto “Cachorro sem dono”.

Enquanto dj, o artista sagrou-se duas vezes campeão mundial de scratch, juntamente com o dj Ride (Beatbombers 2011 e 2016), pela IDA (International DJ Association). Conta com múltiplas atuações em bares e festivais, em Portugal e no estrangeiro.

“Tristana” é apresentado no próximo dia 18 de março. O local ainda não foi anunciado.

(Notícia atualizada às 15h40 de 8 de fevereiro de 2023, com a correção da data do próximo espetáculo do músico)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.