Assinar
Dança

Fado dançado de “Maçã de Adão” estreia em Leiria

O Teatro José Lúcio da Silva recebe esta quinta-feira, 30 de novembro, a primeira apresentação da nova criação da dupla Jonas & Lander.

Jonas lança em 2024 um disco de fados originais, que ganha vida em palco já neste final de 2023, num espetáculo que tem estreia marcada para este dia 30 de novembro em Leiria FOTO: Marília Maia e Moura

“Bate fado” agitou as almas e conquistou a crítica e o público em 2021. O resgate da dança do fado continua agora com “Maçã de Adão”, espetáculo de Jonas com apoio dramatúrgico de Lander, a dupla responsável por “Bate fado”, Jonas & Lander, com a particularidade da estreia acontecer esta quinta-feira, dia 30, em Leiria.

“Estará o fado triste dos nossos dias, tão distante do fado boémio oitocentista, a chorar a saudade da sua dança?”, questiona-se na apresentação. A resposta é dada num disco de Jonas – a lançar em 2024, com coprodução de Jorge Fernando – que ganha forma em palco, num “forte contributo para a reconstrução de um episódio da nossa história que padece de um apagão da memória coletiva dos portugueses”: o tempo em que o fado era dançado, batendo com o pé no chão.

“Maçã de Adão” reacende o fado dançado, realçando as influências ibéricas, africanas, brasileiras e do folclore português. E, ao vivo, os papéis são subvertidos e mesclados: os músicos não estão apenas sentados tocando, e os bailarinos não estão apenas a dançar. Todos cantam, todos tocam e todos dançam.

Uma criação surpreendente para descobrir na noite de amanhã, no Teatro José Lúcio da Silva (21h30, 7,5 euros, M6 – bilhetes disponíveis aqui). No final, há conversa entre os artistas e o público.

Depois da estreia em Leiria, o espetáculo sede em digressão, com datas já confirmadas para Pombal, Montemor-o-Novo, Ponte de Lima, Águeda, Santarém, Loulé, Alcanena e Sintra.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.