Assinar


Música

Kurt Elling canta em Leiria no momento mais alto da história da Orquestra Jazz de Leiria

O cantor norte-americano está em Portugal para um concerto muito especial, sábado, dia 4 de março, com a orquestra dirigida por César Cardoso.

Kurt Elling
Kurt Elling é o primeiro convidado internacional da Orquestra Jazz de Leiria

Cantou com Al Jarreau, colaborou com Branford Marsalis, assinou um tributo histórico a Coltrane e Johnny Hartman, ganhou dois Grammys para melhor álbum vocal de jazz e no sábado atua no Teatro José Lúcio da Silva com a Orquestra Jazz de Leiria (OJL).

Kurt Elling, norte-americano nascido há 55 anos no Illinois, é uma referência mundial no jazz e está em Leiria para o concerto mais importante nos 12 anos de existência da OJL. Em paralelo, o cantor orienta uma masterclass na manhã de sábado no Teatro Miguel Franco (informações e inscrições aqui).

Depois de ter atuado pela primeira vez em Portugal no Estoril Jazz, em 2007, Elling está de volta para um espetáculo único no Teatro José Lúcio da Silva.

“Kurt Elling faz um trabalho único e tem muita tradição no jazz. É um grande improvisador, com uma qualidade que poucos têm para improvisar como se fosse um instrumento. É um desafio tremendo, que vamos agarrar com unhas e dentes. É o ponto mais alto da OJL”, assumiu o maestro César Cardoso no final de 2022, quando foi anunciado o concerto.

Kurt Elling, o primeiro convidado internacional a colaborar com a orquestra, destaca-se pelas “transcrições de solos de John Coltrane, Wayne Shorter, entre outros grandes nomes”, em que “escreve letras por cima dos solos”.

“Já tocámos com outros músicos de jazz portugueses, como Pedro Moreira, Tomás Pimentel ou Maria João, que têm um nível muito bom. Mas estamos aqui a falar de alguém de nível mundial. Conta já com dois Grammys e já foi nomeado outras 15 vezes. Isso já demonstra bem a qualidade do músico que é”, realçou César Cardoso. 

Para a OJL, o concerto deste sábado “vai ser uma aprendizagem enorme”:

“É um músico de jazz puro com base muito forte na tradição, no swing, na maneira como sente o tempo, como balança as melodias que faz”, sublinha o maestro.

A lotação para o concerto de Kurt Elling com a OJL está praticamente esgotada. Os últimos bilhetes disponíveis pode ser adquiridos aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.