Assinar


Sociedade Exclusivo

Laborinho Lúcio: “É necessário fazer para o país aquilo que fizemos para a Igreja, saber qual é o estado desta tragédia”

Os abusos sexuais cometidos por membros da Igreja são uma parte da “tragédia” que afeta o país e que devia ser estudada. Disso fala, em entrevista, Álvaro Laborinho Lúcio, um dos membros da comissão independente.

Laborinho Lúcio foi um dos elementos da comissão independente que estudou os abusos sexuais de crianças por membros da Igreja Foto: Joaquim Dâmaso

Fez parte da comissão independente que estudou os abusos sexuais de crianças por membros da Igreja Católica Portuguesa. O que mais o impressionou nesse trabalho que desenvolveu?
Foi o imenso sofrimento manifestado pelas vítimas que vinham prestar o seu testemunho. Sofrimento que é perfeitamente compreensível quando nós o confrontamos com o horror dos abusos que sobre elas foram praticados. Nós quando fizemos a apresentação do relatório na Gulbenkian, passámos a leitura de algumas das descrições desses abusos. Isso chocou muita gente, mas é importante que se tenha a noção de que os abusos que nós lemos estão longe de serem os mais horríveis daqueles que tomámos conhecimento através do nosso estudo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados