Assinar
Marinha Grande

Armadilha para a vespa asiática oferecida a participantes em ação de sensibilização

É uma espécie não indígena, predadora da abelha europeia, com um comprimento médio de 2,5 centímetros

Uma armadilha para apanhar a vespa asiática vai ser distribuída a todos os participantes numa ação de sensibilização marcada para quarta-feira, dia 3, na sede da Junta de Freguesia da Marinha Grande.

A ação, denominada “Deteção e combate à vespa velutina-Impacto na atividade apícola”, é dinamizada pela Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste, começa pelas 18h30 e podem participar todos os interessados.

Após a sessão de abertura, segue-se um debate, prestação de esclarecimentos e distribuição de uma armadilha a todos os participantes, pelas 20h00, pouco antes de terminar a iniciativa.

A sessão é comparticipada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e apoiada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no âmbito do Plano Intermunicipal de Prevenção e Controlo da Vespa Velutina.

A Câmara da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e a Junta de Freguesia da Marinha Grande também apoiam.

A vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie não indígena, predadora da abelha europeia, com um comprimento médio de 2,5 centímetros. As características que permitem distinguir esta espécie de outras habituais no nosso país, são o facto de possuir as pontas das patas amarelas e o abdómen escuro, com uma fina faixa amarela e apenas um segmento amarelo.

A vigilância e controlo da vespa velutina visa a segurança dos cidadãos (embora não seja considerada mais perigosa para o ser humano do a europeia vespa crabro), a proteção da atividade agrícola e do efetivo apícola, bem como a minimização dos impactos na biodiversidade.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.