Assinar
Sociedade

Santuário de Fátima espera milhares de pessoas no encerramento da peregrinação de maio

Regresso em massa de peregrinos a pé marca esta peregrinação internacional aniversária de maio.

Ontem à noite, sexta-feira, dia 12, peregrinação termina com a procissão eucarística no recinto de oração às 07:00, seguida do terço às 09:00 e a missa internacional uma hora depois. Foto: Agência Ecclesia/CB

Milhares de pessoas são esperadas hoje, sábado, 13 de maio, no Santuário de Fátima, no encerramento da peregrinação internacional aniversária de maio, marcada pelo “regresso em força dos peregrinos a pé” e com a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

Na sexta-feira, na habitual conferência de imprensa que antecede a peregrinação, o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, afirmou que há um ano nesta peregrinação já não houve “restrições significativas por causa da pandemia, mas ainda com alguns cuidados, mas o regresso dos peregrinos a pé não foi assim tão significativo, como se esperava”.

Porém, “este ano, é diferente”, reconheceu o reitor.

Esta peregrinação integra, também, os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Os símbolos da JMJ encontram-se na diocese de Leiria-Fátima desde 30 de abril, quando terminaram a sua passagem pela diocese de Coimbra.

O bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, destacou o facto de os símbolos da JMJ estarem presentes nas celebrações, lembrando “a urgência de atender a um mundo que está em transformação rápida e radical e que precisa de um testemunho de fé e de uma visão nova da humanidade”.

A peregrinação é presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, com a sua visita a anteceder, em poucas semanas, a deslocação do papa Francisco, que vai estar na JMJ, em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, estando prevista, igualmente, a presença no Santuário de Fátima.

Na mesma conferência de imprensa, o cardeal afirmou ter “muitas intenções” a apresentar à Virgem de Fátima, pessoais, da Igreja e de toda a humanidade, sobretudo “a intenção da paz no mundo”.

Outra intenção de Pietro Parolin prende-se com os jovens, na ligação com a JMJ, “encontro sobre o qual há uma grande expectativa”, atendendo à transmissão da fé às novas gerações”, e notando que estes “são transportadores de alegria e paz e, por isso, são, também, uma parte da solução para o mundo”.

Hoje, sábado, a peregrinação termina com a missa internacional às 10 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados