Assinar
Ambiente

Dia Mundial do Ambiente assinalado em Leiria com atividades para todas as idades

Da observação de aves à visita a uma ETAR, são várias as atividades que acontecem nos próximos dias para assinalar a efeméride.

José Artur orienta este sábado uma atividade para observação de aves

Este sábado, dia 5, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente, e há várias atividades no concelho de Leiria para comemorar a efeméride.

“CombataAPoluiçãoPlástica” é o tema associado às celebrações de 2023, ano em que se comemoram 50 anos do Dia Mundial do Ambiente. A meta traçada para este ano passa, assim, por combater a poluição plástica, “uma das mais graves ameaças para o planeta e para a nossa saúde”, lê-se na página de internet dedicada à efeméride.

Consulte abaixo sugestões de atividades para miúdos e graúdos, no concelho de Leiria.

3 de junho, sábado

Centro de Interpretação Ambiental de Leiria organiza visita aberta à ETAR das Olhalvas
Oportunidade para conhecer “os bastidores” do tratamento de águas residuais e todo o processo associado, desde que a água sai das habitações até ao regresso ao ciclo natural. A atividade, organizada em parceria com a Águas do Centro Litoral, começa às 10h30 e é gratuita, mas carecer de inscrição através do email cia@cm-leiria.pt ou do contacto telefónico 244 845 651.

Observar aves na cidade
José Artur orienta mais um roteiro pela cidade de Leiria para observar aves. O ponto de partida é o percurso Polis e o ponto de chegada o Castelo de Leiria, onde por vezes é possível ver famílias inteiras de falcões peneireiros. A atividade começa às 10 horas e é destinada a toda a família. A participação é gratuita mas carece de inscrição através do email cia@cm-leiria.pt ou do contacto telefónico 244 845 651.

À descoberta dos morcegos em Leiria
Na atividade “Morcegos à solta”, organizada pelo Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, são dadas a conhecer as características dos morcegos, desde a sua anatomia aos hábitos alimentares, através de um passeio por alguns pontos estratégicos da cidade e com o auxílio de materiais apropriados. A atividade começa às 19h30 e tem entrada gratuita. Inscrições: cia@cm-leiria.pt

Recolher lixo na Mata do Urso
No dia 3 de junho, decorre, entre as 8h30 e as 10h30, a iniciativa “De que lado estás?”: uma atividade, organizada pelo LeiriaShopping, com a colaboração da Câmara de Leiria, centrada na recolha de lixo e no controlo de espécies invasoras na Mata do Urso. O ponto de encontro é na Lagoa da Ervedeira e a atividade repete-se nos dias 4 e 5. Inscrições disponíveis aqui.

4 de junho, domingo

Identificar insetos na Lagoa da Ervedeira
O Centro de Conservação de Borboletas de Portugal orienta este domingo, às 10h30 e às 14 horas, um passeio na Lagoa de Ervedeira, no Coimbrão, de observação, identificação e monitorização das várias espécies lá existentes, desde moscas a libelinhas e borboletas. A participação é livre e não carece de inscrição.

5 de junho, segunda-feira

Centro Escolar de Monte Redondo celebra “Dia Eco-Escolas”
No Dia Mundial do Ambiente, o Centro Escolar de Monte Redondo, no concelho de Leiria, organiza o “Dia Eco-Escolas”, com a inauguração de ecopontos pelas 14h40 e entrega do eco-código às 15 horas. Consulte o programa completo aqui.

(Retificação às 16h40 de 2 de junho de 2023, com a indicação que a ação de voluntariado na Mata do Urso é organizada pelo LeiriaShopping e tem a colaboração da Câmara de Leiria).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.