Assinar
Leiria

Vice-ministro da Educação da República Popular da China visita ESECS em Leiria

A visita acontece no âmbito da 2ª Semana de Língua e Cultura Chinesas.

Wang Chengwen, vice-ministro da Educação da República Popular da China, vai estar no próximo sábado, dia 17, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Politécnico de Leiria, para assinalar a cerimónia de abertura da 2ª Semana de Língua e Cultura Chinesas.

A visita resulta das parcerias desenvolvidas entre a ESECS e a Embaixada da China em Portugal, no âmbito do ensino da língua chinesa, e conta ainda com a vinda a Leiria de outros oito elementos do Ministério da República Popular da China.

Além de Wang Chengwen, também marcará presença na sessão de abertura, entre as 10h30 e as 12 horas, o embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang.

A 2ª Semana de Língua e Cultura Chinesas decorre entre 17 e 22 de junho e conta com música, danças tradicionais da China e diversas atividades.

No dia 19, é inaugurada a exposição de livros infantis chineses, “Children Picture Books from China”, com a leitura bilingue de uma história, seguida de demonstração da arte marcial chinesa Tai Chi, no relvado da escola. À tarde, é ainda revelada uma exposição de “mangas e animes chineses”.

No dia 20, decorre um workshop de cozinha chinesa, pintura de máscaras da ópera de Penguim e uma corrida de barcos do dragão, aberta a toda a comunidade.

O programa contempla ainda um workshop de iniciação à língua e cultura chinesas, com uma visita a escolas de 1.º ciclo, durante a manhã de 21 de junho, e ainda uma mostra de videojogos chineses no mesmo dia.

O último dia é dedicado à profissão de intérprete: a partir das 14h, há uma conversa sobre estágios e percursos profissionais na área do Português/Chinês, depois um quiz sobre as atividades da semana. O evento encerra com um piquenique e momento de karaoke, aberto a toda a comunidade, no relvado da ESECS.

(Notícia atualizada às 17h15 de 13 de junho de 2023 com a correção da data associada ao workshop de iniciação à língua e culturas chinesas e a mostra de videojogos chineses)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados