Assinar
Leiria

Comerciantes do centro histórico de Leiria enviam abaixo-assinado ao comandante da PSP

Sentimento de insegurança levou à mobilização dos empresários e habitantes da zona história, com o objetivo de solicitar reforço do número de efetivos policiais.

Cerca de seis dezenas de moradores e comerciantes do centro histórico de Leiria enviaram um abaixo-assinado ao comandante distrital da PSP de Leiria, na passada sexta-feira, dia 14, a demonstrar o seu “profundo descontentamento com as condições de segurança” naquela zona da cidade.

“Desde assaltos a estabelecimentos, assaltos em pleno dia a cidadãos na rua, vandalismo, desacatos e ameaças em primeira mão à porta de estabelecimentos comerciais (…)”; “a sensação com que fica a população é de uma falta de segurança extrema”, refere o documento.

Na última reunião do executivo de Leiria, como noticiou o REGIÃO DE LEIRIA, um dos subscritores do abaixo-assinado deu conta ao executivo deste sentimento de insegurança e do abaixo-assinado.

Os signatários dizem compreender “as limitações de recursos” com que se depara o Comando Distrital da PSP de Leiria, que várias vezes têm sido referidas pelos autarcas, mas consideram que “a falta de operacionais no terreno resulta numa notória diminuição do policiamento de proximidade e visibilidade, o que, por sua vez, se desdobra em preocupações por parte da população, especificamente os moradores e comerciantes da baixa leiriense”.

“Sentimos que estamos cada vez mais distantes do seu comando de forças policiais, cuja ausência de patrulhamento, demora na resposta e intervenções infrutíferas acabam por reforçar a sensação de abandono e a ideia de que não há quaisquer consequências para com este tipo de comportamento”, refere o texto do abaixo-assinado.


Secção de comentários

  • Valerio Puccini disse:

    No seu jornal li em 14 de julho: “Sentimos que estamos cada vez mais longe do vosso comando da polícia, com a ausência de patrulhamento, demora na resposta e intervenção infrutíferas cabam para reforçar a sensação de abandono e a ideia de não ter consequências para este tipo de comportamento”. Trata-se de uma petição promovida por munícipes e empresários sobre o sentimento de insegurança que hoje reina em Leiria e, devo acrescentar, não só no centro da cidade. Vemos mais policiais nas ruas hoje? Não..! Neste ponto uma pergunta: “se há poucos policiais e a Autarquia não tem recursos para contratar outros, não seria mais apropriado reduzir o número de agentes que patrulham cada buraquinho cavado em cada canteirinho de obras da cidade e alocá-los para a proteção dos cidadãos..?!? E talvez fazer algumas multas para trazer todos os cidadãos de volta ao cumprimento das regras do código da estrada…?!? Leiria é uma cidade que merece um pouco mais de atenção. Mais atenção à educação rodoviária, mais atenção à segurança dos cidadãos e comerciantes, mais atenção aos problemas causados ​​por quem não tem ou não pretende ter lugar no tecido da cidade. Mais atenção ao respeito mútuo e ao sentido cívico. Mas se as instituições não gastam seriamente na proteção desses valores, a este ritmo, Leiria pode acabar perdendo muitas posições no ranking de segurança e convivência civil. O meu país, a Itália, já disputou e perdeu este jogo e o resultado está, infelizmente, todos os dias em reportagem de jornais. A desordem é a norma, a sensação de segurança, uma memória. Espero que o atual momento de desorientação da cidade, (post pandemia? guerra na Ucrânia? instituições ligeiramente distraídas?), seja rapidamente ultrapassada e Leiria volte a ser a cidade do respeito e da boa disposição que sempre foi e deve ser.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados