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Cartas ao diretor

Um “gestor comercial” para o centro histórico

Lembro que há uns anos o nosso saudoso Jorge Estrela dizia que no Centro Histórico de Leiria só se vende aquilo que não queremos comprar.

rua do centro histórico de leiria
Foto de arquivo

Passeando pela chamada “zona histórica” de Leiria procurando fazer as compras natalícias verifiquei duas coisas: (i) muitas lojas fecharam; (ii) dizem-me quando não encontro o que quero que vá ao shopping.

Lembro que há uns anos o nosso saudoso Jorge Estrela dizia que no Centro Histórico de Leiria só se vende aquilo que não queremos comprar. Sabemos que o shopping tem uma política de “comércio”, i. e., procura que, nas suas instalações, se mantenham boas lojas e com produtos diversificados não deixando, por exemplo, que comércios semelhantes se instalem próximos. Tem mesmo uma empresa do grupo que só faz isso.

Lembrei-me que a Câmara Municipal de Leiria (CML) poderia ter a mesma política, começando por criar a figura de “gestor comercial” do centro histórico (como de resto naturalmente o shopping tem).

Esse gestor, que prestará contas e dará explicações públicas, tenta falar com vários tipos de comércio para os motivar e tornar mais atrativo comercialmente o nosso centro histórico dinamizando o seu tecido comercial. Procurará unir e envolver o mundo dos retalhistas como uma alavanca para o dinamismo do centro histórico. Mobilizará os investidores. Conceberá e aplicará um plano global de dinamização da oferta económica. Tal como se faz num shopping e em muitas cidades como em Paris ou em Montreal, por exemplo.

Poder-se-ia chegar à situação transitória de a CML vir comprar, ou alugar, lojas no centro de Leiria, alugando-as depois para tipos de comércio que não existem ainda no centro histórico e que tenham qualidade, como se faz em alguns bairros de Paris. Chegará mesmo a não autorizar, por exemplo, a abertura de novas agências bancárias, etc.

Ricardo Charters d’Azevedo
Leiria

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