Assinar
Saúde

Hospital de Leiria junta serviço de Oncologia, Hospital de Dia e Cuidados Paliativos

As alterações implementadas visam aumentar a capacidade e qualidade de resposta aos doentes bem como as condições de trabalho dos profissionais.

A Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos foi também integrada no espaço remodelado Foto de arquivo: CHL

O Hospital de Santo André, em Leiria, sofreu uma nova reorganização de espaços, ao juntar o Serviço de Oncologia Médica, o Hospital de Dia Polivalente e a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) na zona anteriormente ocupada pela ADR-SU (Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória no Serviço de Urgência).

O acesso dos doentes ao novo espaço realiza-se a partir do exterior, ficando a entrada em frente ao parque de estacionamento 3 (nas traseiras do hospital).

Segundo adianta o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) em comunicado, o projeto, que orçou em cerca de 600 mil euros (incluindo equipamentos), visou “aumentar a capacidade e a qualidade de resposta das áreas médicas envolvidas”, bem como “melhorar as condições de atendimento e tratamento dos doentes e de trabalho dos profissionais”.

No Hospital de Dia, são prestados cuidados de saúde de diagnóstico ou terapêutica de forma programada, permanecendo o doente sob vigilância médica ou de enfermagem até 24 horas.

O novo espaço disponibiliza uma sala de tratamentos para quimioterapia e três para doentes não oncológicos, uma sala para instalação vesical, outra de medicação, um gabinete para colheitas de enfermagem e outro para pequenas cirurgias, cinco gabinetes médicos, área de admissão e de espera, além de gabinetes de trabalho, sala de reuniões, vestiários, instalações sanitárias, sujos e limpos, e copa para profissionais.

Hospitalização Domiciliária de Leiria com certificação da DGS

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), em funcionamento desde junho de 2020, recebeu um “Bom” da Direção-Geral da Saúde (DGS), sendo a primeira unidade do género a ser certificada de acordo com base no modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía – ACSA.

O processo de avaliação englobou a atividade assistencial ou de suporte realizada direta ou indiretamente pela UHD, tendo por base o Manual de Standards de Unidades de Gestão Clínica – Cuidados Hospitalares, nos termos do Modelo de Certificação do Ministério da Saúde, explica o CHL em comunicado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados