Assinar


Ourém

Proteção Civil diz que 90% do incêndio em Ourém está em resolução

Segundo o presidente da União de Freguesias de Matas e Cercal, o incêndio tem agora apenas um flanco ativo, junto à localidade de Castanheirinho.

Coluna de fumo e chamas viam-se no Telheiro, em Leiria, ontem ao final do dia AG

Mais de 300 bombeiros e cinco meios aéreos estão no terreno a combater o incêndio que deflagrou ontem à tarde em Casal de Menino, na União de Freguesias de Matas e Cercal, concelho de Ourém.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional do Médio Tejo, “90% do incêndio está em resolução”, sendo que os restantes 10% dizem respeito a “zonas de difícil acesso”.

A mesma fonte disse que a expetativa é que os meios aéreos que estão no terreno consigam resolver o incêndio ainda durante a manhã, antes das horas de mais calor.

Ao contrário do que tinha sido noticiado ontem, a localidade de Óbidos não foi evacuada. De acordo com o presidente da Câmara de Ourém, citado pela Lusa, apenas foi retirado um idoso daquela localidade, “por precaução”. A informação foi também confirmada por Virgílio Antunes, presidente da União de Freguesias de Matas e Cercal, que adiantou que chegou a ser ponderada a evacuação da localidade de Vales, ontem à noite.

Segundo o autarca, o incêndio tem esta segunda-feira apenas um flanco ativo, junto à localidade de Castanheirinho, entre Matas e Cercal.

Virgílio Dias Antunes disse que “à partida, entretanto, estará controlado” com os meios aéreos no teatro de operações. Tudo vai depender “do vento e temperatura”, realçou o autarca.

As chamas consomem povoamento florestal estão esta manhã a ser combatidas por 336 operacionais apoiados por 101 veículos e cinco meios aéreos.

Vídeo filmado ontem ao final do dia a partir do Telheiro, em Leiria Vídeo: AG

Com Lucília Oliveira


Secção de comentários

  • Valerio Puccini disse:

    “Podemos continuar a pensar nas ondas de calor como fenómenos excecionais? Os especialistas dizem que não.” Este é o incipit do artigo do Dr.ra Duarte sobre o tema agora mítico de “mudança climática” responsável pelo incêndios. De fonte da RTP ao que tudo indica, cerca de 600 pessoas estão a ser investigadas por possíveis responsabilidades maliciosas. Estudos afirmam que mais de 80% dos incêndios são criminosos, mas hoje em dia, para ser ouvido, parece que tudo deve se referir a “mudanças climáticas”. Até na Itália, beirando o ridículo, alguém pediu a instauração do crime de “negação do clima”. Felizmente, os italianos, mestres da farsa, aproveitaram esta saída para o que vale… nada. Então o repórter de plantão diz em cada telejornal seguinte: “há mais de 140 anos que não acontecia esse acontecimento” ou “não fazia tanto calor desde 1983″…o que quer dizer que esses episódios já ocorreram ou não?!? O fato de que a população mundial passou de cerca de 3 bilhões na década de 1960 para 8 bilhões hoje obviamente não conta para nada. Então o mantra seria, quanto mais somos, menos temos para consumir, comprar carros, comer e beber, lavar e aquecer a casa. Uma bela análise, devo dizer….uma bela perspectiva…

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados