Assinar
Cultura

Jornadas Europeias do Património convidam a viver museus, monumentos e natureza

Há muitas propostas até domingo, em nova celebração do património sob o tema “Património vivo”.

O pianista Daniel Bernardes dá um concerto no Armazém das Artes, em Alcobaça, nesta sexta-feira, dia 22, à noite

“Património vivo” é o tema deste ano das Jornadas Europeias do Património 2023, cuja programação central decorre entre os dias 22 e 24 de setembro.

Há centenas de iniciativas no país e deixamos alguns destaques do que está previsto na região, entre visitas, exposições, visitas, conversas, teatro e outras propostas, quase todas com entrada livre.

Leiria
“O menino do Lapedo – Uma história da Pré-história”, pelas marionetas do Valdevinos Teatro, é apresentada no Museu de Leiria (dia 22, 11h e 14h30; dia 23, 10h30). Inesa Markava leva performances ao m|i|mo (dia 23, 11h), Museu de Leiria (dia 23, 14h30) e Moinho do Papel (dia 26, 15h). Na Casa-Museu João Soares, nas Cortes, é inaugurada uma exposição sobre Willy Brandt (dia 23, 16h). Por Leiria, andarão os desenhadores do grupo Leiria Sketchers, que se juntam perto do lago do Jardim da Almuinha (dia 23, 10h), partindo depois para mais uma aventura de “(a)Riscar o Património” – e todos são convidados a juntar-se. E no Castelo de Leiria há oficinas de danças medievais (dias 23 e 24, 16h). No Abrigo da Buraca da Moira, na Boa Vista, há Dia Aberto para conhecer os trabalhos arqueológicos (dia 24, das 11h às 17h). Domingo, o Agromuseu D. Julinha promove a oficina pedagógica “Tratamento de lã – Da ovelha ao novelo” (dia 24, 10h30)

Marinha Grande
No Museu Joaquim Correia o destaque são as Visitas Literárias pelo Teatro à Solta para dar conhecer autores como Gil Vicente, Camões, Eça de Queirós Fernando Pessoa ou Afonso Lopes Vieira a partir do trabalho do mestre Joaquim Correia (dia 23, 15h e 17h; inscrições: museu.jcorreia@cm-mgrande.pt). No Museu do Vidro, o Teatro à Solta encena visitas a pensar nos mais novos, sobretudo (dia 24, 14h30 e 16h; inscrições: museu.vidro@cm-mgrande.pt)

Alcobaça
O pianista Daniel Bernardes atua no Armazém das Artes (dia 22, 21h30). Por Alcobaça, Cela, Porto de Mós, Aljubarrota e Benedita há percurso orientado à arte pública de José Aurélio, com presença do escultor (dia 23, das 9h às 18h, com inscrição: 968 497 832; partida dos Paços do Concelho às 9h). Visita noturna, guiada, ao Museu Nacional do Vinho (dia 23, 21h30)

Porto de Mós
O convite é fazer a Rota da Fórnea, num percurso circular de 14 km, a partir do Parque de Merendas de Alvados (dia 24, 9h30). A saída de campo orientada pela Associação Arméria tem seis horas de duração prevista

Batalha
Pedro Redol e Fernando Magalhães conversam sobre Património Imaterial no Mosteiro da Batalha (dia 23, 9h30). No Claustro Afonso V do Mosteiro há yoga para famílias (dia 24, 10; inscrições: se@mbatalha@dgpc.pt)

Ansião
Na manhã de domingo (dia 24, 9h15), o desafio é conhecer os Moinhos do Outeiro e a Casa-Museu dos Fósseis, numa caminhada que começa e termina (à hora do almoço) no Complexo Monumental de Santiago da Guarda. Inscrições: 236 672 025

Caldas da Rainha
Duas visitas promissoras no sábado: no Parque D. Carlos I há uma Conversa Caminhada entre a Casa dos Barcos (ponto de encontro) e a Estufa, que abrirá as suas portas ao publico especificamente neste evento (dia 23, 10h, informações: ativistapornatureza@gmail.com); nos Jardins da Água de Ferreira da Silva há uma visita guiada com o título “O património contemporâneo em perigo” (dia 23, 17h, informações: 917 479 486)

Ourém
Entre sexta e domingo, 22 e 24 de setembro, há visitas guiadas ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios na Serra de Aire, no Bairro. É às 16 horas, com custo entre 3 e 4 euros. Inscrições: pedreiradogalinha@gmail.com

Programa integral em https://w3.patrimoniocultural.pt/jep2023/digital

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.