Assinar
Marinha Grande

São Pedro de Moel foi o sítio mais fresco do país no pico do calor do mês de agosto

Enquanto a generalidade do continente enfrentava temperaturas superiores a 40 graus, São Pedro de Moel registava máximas inferiores a 25.

São Pedro de Moel foi o local mais fresco do país na tórrida última semana de agosto.

O pico das temperaturas foi atingido a 22 e 23 de agosto. Mas enquanto a generalidade do continente enfrentava temperaturas elevadas, boa parte das vezes superiores a 40 graus, São Pedro de Moel registava máximas inferiores a 25 graus, revelando-se o local mais fresco na canícula de agosto.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nesse par de dias, foram “ultrapassados anteriores máximos históricos em algumas estações”.

A influência de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África foi central neste quadro.

Dia 24, numa análise preliminar, o instituto concluiu que nesse par de dias, “foram ultrapassados máximos de agosto” em várias estações. Os 45,6 graus de Alvega e Pinhão de dia 22, foram os picos que mais se destacaram, mas também no distrito se atingiram valores elevados, com destaque para os 43,4 graus de Ansião, a 22 de agosto. Aliás, nesse dia, os termómetros subiram a mais de 40 graus em metade do continente e ultrapassaram os 35 graus em 80% do território.

Todavia, entre 20 e 25 de agosto, dias em que as máximas em Portugal ultrapassaram os 40 graus, São Pedro de Moel foi o local mais fresco, com máximas a rondar os 20 graus.

A exceção que confirma a regra, aconteceu dia 22, com a estância balnear a atingir 24,8 graus, o que a colocou no quinto posto dos sítios menos quentes do país.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.