Assinar

Cartas ao diretor

Quem são as pessoas que fazem isto?

Foi atingida uma normalidade, em que é tolerável estacionar em qualquer altura do dia, inclusive em cima das passadeiras.

Venho alertar como forma de protesto o estacionamento constante na faixa da direita da avenida D. João III, em Leiria. Considerando que ambos os sentidos têm duas vias de circulação, a do lado direito é constantemente utilizada para estacionar deliberadamente o carro, sem qualquer remorso ou sentimento de culpa. Foi atingida uma normalidade, em que é tolerável estacionar em qualquer altura do dia, inclusive em cima das passadeiras.

A pergunta que se coloca é: quem são as pessoas que fazem isso? E onde está a polícia que nada faz? Passar multas a carros que não tiraram ticket para estacionar (em zona próprias para o efeito) ou mesmo multa para comerciantes locais que precisam de estacionar nas cargas e descargas, estão lá os senhores da autoridade. No entanto, esta situação já acontece há cerca de seis a oito meses e anda tudo a “assobiar para o lado”.
Pedro Passadouro
Leiria


Secção de comentários

  • Valerio Puccini disse:

    Prezado Pedro Passadouro, concordo plenamente consigo, até porque já enviei, mesmo que não publicado, no passado recente fotos semelhantes às suas também acompanhadas de carros que costumam parar do outro lado da estrada, reduzindo ainda mais a faixa. Assim como ela, estou irritado, mas acima de tudo surpreso, por presenciar tanta falta de respeito, vestida de um descuido que certamente não dá crédito à cidade. Cada um pára onde lhe convém e não onde é permitido. Qualquer um estaciona onde quiser, nas curvas, em fila dupla, até dentro de rotatórias. Depois disso ninguém faz nada. A Polícia patrulha só os buraquinhos na superfície da estrada, talvez uma vez por mês multa dois carros sem recibo de parquímetro, mas a realidade é que ninguém faz nada. Isso determina, dia após dia, um agravamento que em breve não será mais recuperável, até porque a essa altura já terá se tornado um hábito e as pessoas nem perceberão mais que estão cometendo uma lista infinita de infrações todos os dias, e talvez nós já ultrapassou essa linha.
    Isto deveria ser objecto de campanhas por parte da imprensa, único meio de “obrigar” as instituições a tomarem conhecimento da situação e talvez começarem a fazer alguma coisa. É uma pena que uma cidade como Leiria seja diariamente humilhada por comportamentos deste tipo e é ainda mais vergonhoso que nem a Câmara Municipal nem a Polícia sintam necessidade de intervir.
    Quando penso no trânsito de Leiria, sorrio pensando em uma placa que vi nos Estados Unidos que dizia simplesmente: -Nem pense em parar por aqui- e todos respeitaram, até porque nos Estados Unidos as pessoas brincam ainda menos do que no meu país, a Itália. No meu país, onde certamente não se brilha por respeitar as regras, pelo menos existe uma certeza chamada “controlo sistemático do tráfego” que significa que cometer infracções custa muito caro, porque nenhum comportamento incorrecto é “perdoado”. Eles só fazem isso por dinheiro, dizem. Bem, pode ser verdade, mas também é verdade que depois de algumas multas as pessoas tendem a mudar os seus hábitos, certamente não de bom humor, mas isso dá a todos a sensação de que respeitar as regras não é um esforço inútil.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados