Assinar
Leiria

Apanhados 956 condutores ao volante com taxa de álcool considerada crime

Em termos comparativos com 2021, há um aumento de 260 indivíduos com excesso de álcool, mas em relação aos dois primeiros anos do quinquénio há uma redução

O número de pessoas detetadas pelas autoridades policiais a conduzir no distrito de Leiria com taxa de alcoolemia igual ou superior a 1,2g/l ficou no ano passado 7,4% acima do valor médio registado nos últimos cinco anos.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em 2022 foram detetados 956 condutores com uma taxa de álcool considerada crime, um valor superior à média de 890 casos no quinquénio, muito influenciada pelo abaixamento registado nos dois anos de pandemia.

Em termos comparativos com 2021, há um aumento de 260 indivíduos apanhados com excesso de álcool, mas em relação aos dois primeiros anos do quinquénio – em que foram detetadas mais de mil infrações – há uma redução.

Há apenas dois concelhos, Leiria e Pombal, em que foram apanhadas mais de 150 pessoas a conduzir veículos sob efeito de bebidas alcoólicas, havendo sete municípios com menos de 50 casos registados no ano passado.

O concelho de Óbidos é o que apresenta maior crescimento (148,3%) em relação à média do quinquénio, seguindo-se Batalha (75,5%) e Figueiró dos Vinhos (55,2%), entre os municípios com mais de 50 infrações detetadas. As maiores descidas aconteceram em Alcobaça (17%), à frente de Pombal (9,9%) e de Peniche (6,2%).

A média mais elevada dos cinco anos é detida por Pombal (169,8 casos), seguindo-se Leiria (143,2) e Alcobaça (101,2). Os concelhos do norte do distrito, com exceção de Figueiró dos Vinhos, apresentam os menores números relativos a condutores apanhados a conduzir com excesso de álcool no sangue.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.