Assinar


Sociedade

Desmantelado histórico clã criminoso do narcotráfico. Há casos registados na região

Em abril, uma embarcação rápida encalhou junto à praia do Baleal, no concelho de Peniche, contendo vários fardos de cocaína.

Em abril foram apreendidos 1.600 kg de cocaína em Peniche Foto: João Rosado

Quatro dos nove detidos numa operação internacional, que desmantelou o histórico clã criminoso do narcotráfico “Os Piturros”, ficaram em prisão preventiva em Espanha, disse hoje fonte da Polícia Judiciária (PJ).

A decisão foi tomada após os suspeitos terem sido ouvidos na Audiência Nacional, instância central criminal localizada na capital espanhola competente para este tipo de criminalidade.

A mesma fonte adiantou que os detidos vão cumprir o prazo da prisão preventiva em Espanha, até as autoridades judiciárias decidirem em que país vai ser julgado o caso do narcotráfico ocorrido em abril em Peniche, no distrito de Leiria.

Em comunicado, a PJ explica que o clã sempre esteve diretamente relacionado com os principais distribuidores de cocaína colombianos e usava o transporte marítimo para fazer entrar grandes quantidades de droga na Europa.

Em abril, uma embarcação rápida encalhou junto à praia do Baleal, no concelho de Peniche, contendo vários fardos de cocaína.

Na mesma altura, foram encontradas várias dezenas de fardos de cocaína, num pinhal no Olho Marinho, no concelho vizinho de Óbidos.

A droga encontrada e apreendida totalizou 1.646 quilogramas, confirma agora a PJ.

A lancha e parte da droga foram na altura detetadas pela Polícia Marítima, enquanto a GNR, em momento posterior, detetou a parte da droga na área de Peniche.

Na véspera desta situação – recorda – a GNR, em Sesimbra, tinha sinalizado uma operação de abastecimento de uma lancha voadora.

O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Leiria assumiu a investigação dos factos, que indiciavam “uma operação de tráfico de elevada envergadura e complexidade”, “apenas ao alcance das grandes organizações criminosas” que dominam o tráfico internacional de estupefacientes, no caso de cocaína, por via marítima, refere o comunicado.

Após cruzamento de informação, explica a nota, apurou-se que a Guardia Civil – Equipa do Crime Organizado da Galiza já monitorizava uma organização galega que poderia estar relacionada com os factos ocorridos em território nacional.

Conjugando as informações disponíveis nas investigações em curso nos dois países, foi constituída uma Equipa de Investigação Conjunta, registada na Europol e Eurojust.

Após nove meses de investigação, foi desencadeada “uma operação policial de grande envergadura”, sob o nome de “NAZARÉ”, visando o clã galego “Os piturros”, histórico grupo criminoso ligado ao narcotráfico na Galiza, a partir da Ria Arousa – Pontevedra, desde a década 80 do século passado.

Nesta operação policial, segundo a PJ, foram realizadas 11 buscas em território espanhol e uma busca a uma empresa em território nacional, resultando na detenção de nove homens, com idades entre 25 e os 53 anos, suspeitos de integrarem a organização criminosa.

Foram também apreendidos 40 mil euros em notas, três veículos de alta gama, equipamentos informáticos e de comunicação, além de documentação relevante para imputação aos detidos dos crimes de tráfico agravado de estupefacientes, associação criminosa e branqueamento de capitais.

A investigação conjunta permitiu conhecer a forma como a operação criminosa foi planeada, desenvolvida e os meios utilizados, permitindo assim determinar a responsabilidade de cada um dos autores, agora detidos, explica.

A Polícia Judiciária participou nas diligências efetuadas no país vizinho, sendo que a busca à empresa, localizada no alto Minho, teve a colaboração da Guardia Civil.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.