Assinar
Leiria

Câmara lança passaporte para atrair caloiros do Politécnico para a cultura

Iniciativa do município de Leiria, em parceria com o Politécnico, vai chegar a cerca de dois mil alunos que frequentam os primeiros anos dos diversos cursos.

O Passaporte Cultural vai ser distribuído já a cerca de dois mil alunos das escolas do Politécnico instaladas em Leiria

Os alunos que frequentam o primeiro ano dos cursos das várias escolas do Politécnico de Leiria instaladas no concelho vão receber o Passaporte Cultural, que pretende captar novos visitantes e espectadores para a oferta cultural da cidade.

O projeto foi apresentado na sexta-feira, durante o lançamento da agenda cultural para o primeiro semestre deste ano, e pretende chegar a cerca de dois mil alunos do ensino superior, convidando-os a descobrir dez espaços culturais do concelho, entre museus, centros de interpretação e monumentos.

Segundo a vereadora da Cultura de Leiria, entre os alunos que vêm para o Politécnico, “muitos não são de Leiria e precisam de se relacionar com a cultura”.

O Passaporte Cultural de Leiria, impresso em português e inglês, vai procurar estreiar relações entre esses jovens e os espaços municipais dedicados à cultura, explicou Anabela Graça.

“Se visitarem estes espaços culturais podem carimbá-los [aos passaportes] em cada um dos espaços por onde passarem e, no final, vão ter possibilidade de, gratuitamente, aceder a um espetáculo”, acrescentou. 

Com a iniciativa, o município procura não só integrar quem chega à cidade, mas, também, atrair público mais jovem para a oferta cultural:

“É uma forma de captarmos mais jovens para a programação cultural e, acima de tudo, para o conhecimento. Temos muita dificuldade de atrair estes públicos, especialmente aos museus e galerias. Esta é uma motivação para que possam visitar a nossa cidade e, depois, terem uma recompensa”. 

Para Anabela Graça, mesmo que a capacidade de captação de visitantes do Passaporte Cultural se venha a revelar reduzida, a iniciativa apresentada tem pelo menos uma outra mais-valia:

“Mesmo que não visitem, acaba por ser um documento informativo. A partir do passaporte conhecem todos os espaços culturais que existem”. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados