Assinar
Desporto

Dakar: João Ferreira vence etapa, Ricardo Porém é quinto

Aos 24 anos, é a segunda vez que o piloto leiriense vence uma etapa naquela que é considerada uma das provas mais duras do mundo.

A etapa de hoje, terça-feira, do rali Dakar correu praticamente na perfeição para João Ferreira, em SSV, e Ricardo Porém, em Challenger, com um triunfo e um top5.

Os dois pilotos leirienses tiveram uma boa prestação ao longo dos 631 km, dos quais 299 em especial, e isso traduz-se numa subida na classificação geral.

Mas vamos por partes. Depois de três pódios já alcançados em 2024, João Ferreira ganhou hoje a etapa, com uma vantagem de 2m28s sobre Yasir Seaidan, que lidera a geral, reduzindo assim a diferença para o primeiro, em 17 minutos.

Apontado como um dos favoritos à vitória na categoria, João Ferreira, que participa pela segunda vez no rali Dakar, repete a conquista de uma etapa. Por coincidência, o triunfo foi conquistado a 8 de janeiro de 2023.

“Fizemos uma etapa limpa isenta de erros e que, acima de tudo, nos fez recuperar bastante tempo para o nosso companheiro na South Racing, e líder da Geral SSV, Gerard Farres. Estamos conscientes do nosso andamento e sabemos que não podemos cometer erros até ao final se queremos sonhar com um bom resultado neste Dakar. Trabalho e empenho vão ser as palavras de ordem ao longos dos próximos dias”, afirmou o piloto da Can-Am Factory Racing.

Quanto a Ricardo Porém, o experiente piloto, conseguiu hoje a melhor classificação da prova em 2024, com um top5. Depois de algumas dificuldades de progressão na prova, ontem, o leiriense, de 34 anos, disse estar “confiante para os próximos dias” e hoje foi quinto.

Com este resultado, Ricardo Porém, que segue acompanhado por Augusto Sainz, subiu mais uns lugares na classificação geral para 12º.

“Sabíamos que seria possível rodar neste registo. Terminamos com 5.º lugar, numa etapa muito rápida, onde andamos sempre muito perto do Top Speed, uma etapa com alguns desafios ao nível da navegação, onde também apanhámos algum pó. A etapa finalizou com algumas dunas bem divertidas, foi fantástico. Amanhã o dia começa com 500 km de ligação, para uma etapa curta rumo ao Empty Quarter, onde queremos continuar a demonstrar o nosso andamento positivo”, explicou.

Na quinta etapa do Dakar, que liga Al-Hofuf a Shubaytah, os pilotos enfrentam um percurso total de 727 km, incluindo uma especial de 118 km. Apesar da distância relativamente curta, a jornada é desafiadora devido à entrada no deserto do Empty Quarter que coloca os pilotos diante de dunas que prometem testar a sua resistência.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.