Assinar
Cultura

Estudante das Caldas da Rainha nomeado para prémios Sophia Estudante

A 10.ª edição dos prémios Sophia Estudante acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro, em Albufeira.

Imagem retirada do documentário "Ostra Negra"

O documentário “Ostra Negra” valeu a João Carlos Pinto, estudante da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), uma nomeação para os prémios Sophia Estudante 2024, na categoria “Melhor Curta-Metragem de Documentário”.

De acordo com o Politécnico de Leiria, o documentário foi realizado através do arquivo de televisão francesa e leva o espetador numa “viagem hipnótica e envolvente à selva da Guiné-Bissau durante os intensos conflitos da Guerra Colonial Portuguesa”.

Para João Carlos Pinto, que integra a licenciatura em Som e Imagem, a obra é “um testemunho visceral da realidade brutal e desconhecida da guerra, que evidencia a pressão, a violência e o horror psicológico avassalador a que os combatentes portugueses e guineenses foram submetidos”.

Os prémios Sophia Estudante vão já na 10.ª edição, que acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro, em Albufeira, onde estarão reunidos estudantes de cinema e audiovisual de todo o país.

O programa prevê a realização de masterclasses, workshops, sessões de cinema e a competição de curtas-metragens.

A iniciativa tem como objetivos, segundo explica o Politécnico de Leiria, “incentivar e premiar futuros cineastas, proporcionar aos estabelecimentos de ensino com cursos de cinema e audiovisual a oportunidade de mostrarem os trabalhos desenvolvidos em contexto escolar, promover a partilha de conhecimentos e o diálogo entre docentes e alunos de diferentes contextos”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados