Assinar


Legislativas 2024

Dois deputados, um ex-presidente e um pescador disputam dez mandatos

Nas eleições legislativas de 2022 o PS ganhou o círculo de Leiria com 35,73% dos votos, elegendo cinco deputados.

Foto de arquivo

Dois deputados, um ex-presidente da câmara e um pescador concorrem aos dez mandatos do círculo eleitoral de Leiria nas eleições legislativas de março, num total de 14 forças políticas a apresentarem-se a votos.

O líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias, eleito pelo círculo de Leiria em 2022, surge agora como cabeça-de-lista do partido, substituindo o antigo secretário de Estado Adjunto e da Saúde e atual presidente da Assembleia Municipal de Leiria, António Sales, que não figura entre as listas do PS.

Esta é uma das novidades dos candidatos que concorrem por 14 forças políticas no distrito de Leiria.

Pela lista do PS por Leiria concorre na terceira posição o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, que já suspendeu o mandato na autarquia.

Afastado da política ativa, o ex-presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, foi o escolhido da Aliança Democrática (AD – coligação PSD/CDS/PPM) para encabeçar a lista por Leiria.

Outra estreia é a de João Paulo Delgado, pescador e vereador na Câmara da Nazaré, que encabeça a lista da CDU (coligação PCP/PEV) no distrito de Leiria.

Num distrito com 412.223 eleitores, menos do que nas eleições legislativas de 2022, o Bloco de Esquerda (BE) elegeu o médico de medicina geral e familiar Rafael Henriques para liderar o seu programa em Leiria.

Entre os 12 estreantes a um lugar na Assembleia da República pelo distrito de Leiria estão também Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque, cabeça de lista pela Iniciativa Liberal, e Rodrigo Andrade, antigo assessor parlamentar do PAN na anterior legislatura, que lidera a candidatura do Pessoas-Animais-Natureza em Leiria.

Pelo Livre encabeça a lista a contabilista Inês Pires.

Entre os partidos sem assento parlamentar, Magui Barreto Lages concorre em primeiro lugar pelo Volt, Nuno Silva Barroso, músico, encabeça o Alternativa Democrática Nacional, o jurista Rui Maurício é o cabeça de lista pelo partido Reagir Incluir Reciclar (RIR), o consultor de negócios Luís Pires lidera a candidatura da Nova Direita em Leiria e José Marques Serralheiro, reformado, foi o escolhido para assumir a candidatura do Alternativa 21 (coligação Aliança/MPT).

Repetem-se como cabeças de lista os candidatos Gabriel Mithá Ribeiro, atual deputado do Chega na Assembleia da República, e João Pais do Amaral, empresário, que concorre em primeiro lugar pelo Ergue-te (antigo Partido Nacional Renovador).

Em 2022 concorreram ainda pelo círculo de Leiria o Movimento Alternativa Socialista (MAS), o Partido Trabalhista Português (PTP) e o NOS, Cidadãos, que não se apresentam às eleições de 10 de março por aquele círculo.

Nas eleições legislativas de 2022 o PS ganhou o círculo de Leiria com 35,73% dos votos, elegendo cinco deputados, o PSD obteve 34,68% e elegeu quatro representantes e o último deputado por Leiria foi eleito pelo Chega, com 8,02% dos votos.

Foram contabilizados 3.809 votos em branco (1,62%) e 2.685 nulos (1,14%). A abstenção foi de 42,92%.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados