Assinar
Cultura

Feira de Leiria regressa a 30 de abril com 20 concertos gratuitos

A Câmara de Leiria espera superar o número de visitantes da edição de 2023 e ir além dos 700 mil.

Toy, Van Zee e Diogo Piçarra são os nomes já anunciados para os concertos da Feira de Leiria, que este ano contará com 20 espetáculos, gratuitos, no palco instalado junto à tenda gastronómica.

Este ano, a Câmara de Leiria espera superar o número de visitantes da edição de 2023 e ir além dos 700 mil, objetivo anunciado ontem, quarta-feira, na apresentação do certame na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

“Atualmente, a feira já é muito conhecida e reconhecida pelas pessoas de Leiria, daí o seu slogan ‘é uma feira francamente nossa'”, disse Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, aos jornalistas, à margem da apresentação.

Com início marcado para 30 de abril e término a 26 de maio, o evento conta este ano com mais um fim de semana, o que vai ajudar a “permitir aumentar o número de visitantes”.

O autarca reforça que não haverá nenhum concerto pago: “Durante algum tempo fizemos concertos pagos dentro do estádio, com uma enorme produção e investimentos muito grandes, cujo retorno nem sempre era o que esperávamos e, por isso, optámos por fazer concertos com artistas conhecidos, com cachets acessíveis, de modo a que o espetáculo pudesse ser aberto a toda a população”, disse.

O concerto de Toy está marcado para as 22 horas de 30 de abril (terça-feira). Já Van Zee e Diogo Piçarra atuam, respetivamente, nos dias 3 e 4 de maio (sexta-feira e sábado), também às 22 horas.

O recinto da Feira de Leiria 2024 deverá ser semelhante às edições anteriores, tal como as soluções de estacionamento.

A somar a isso, mantém-se a preocupação com a sustentabilidade, nomeadamente com a retoma da utilização de copos reutilizáveis.

“Há um reforço daquilo que são as preocupações com a sustentabilidade, o evento acaba por ser pedagógico do ponto de vista ambiental, o que passa muito por aquilo que é a sensibilização dos próprios operadores e das regras que se impõem”, acrescentou Gonçalo Lopes.

Ainda neste tema, o Município procurará “identificar o défice resultante da poluição provocada pelo evento” e recuperá-lo com a plantação de árvores no talhão do Pinhal de Leiria, junto à Lagoa da Ervideira, que está sob a gestão da autarquia.

A agenda cultural do concelho de Leiria foi apresentada na tarde de ontem, quarta-feira, no stand da CIMRL, na 34.ª edição da BTL, juntamente com a campanha #leirianãoexiste.

A teoria que nasceu de um jogo de computador está em destaque ao longo de cinco dias de exposição – até domingo, 3 de março -, “mostrando as principais atrações do concelho, desde os eventos à Praia do Pedrógão, passando pelos mitos e artistas”, refere um comunicado da Câmara de Leiria.

Além disso, ontem, os visitantes puderam ainda ficar a conhecer o novo vídeo promocional da CIMRL, que tem como personagem principal o humorista Miguel Rocha, natural da Marinha Grande. Veja o vídeo em baixo.


Secção de comentários

  • Mário Gomes disse:

    Muita festa, muitos eventos, não sou contra a cidade promover certos eventos, para a economia é bom, mas tudo o que é demasiado só faz mal, a cidade de Leiria o transito, os buracos nas estradas, as ruas da cidade e arredores esta cada dia pior, e ai eu pergunto dentro de um município qual seria a prioridade? Só eventos? desde de Março ate Dezembro são muitos eventos na cidade tem fim de semana que na cidade já teve 17 eventos, enquanto isso, precisamos de lares para jovens com deficiência e precisamos melhorar a saúde e etc… Tem necessidade uma Feira de maio ser quase dois meses, contando com a montagem e desmontagem?

  • Cristina Trindade disse:

    Bom dia,
    O vídeo promocional da CIMRL para a feira da BTL, está lindoooo, abrange a região, foca bem os pontos chave, a gastronomia etc. Parabéns pelo excelente trabalho.
    Nota. Moro em Loures, conheço vários zonas da região de Leiria, a minha filha mora nas Caldas da Rainha, eu o marido e neta, fazemos férias, na região de Leiria, pelas beleza natural e praias fluviais.
    Muita sorte para todos vós
    Cumprimentos
    Cristina Trindade

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados