Assinar
Nazaré

Ascensor da Nazaré volta a ligar o Sítio à praia num trajeto com 318 metros e 42% de inclinação

O serviço funciona das 7 horas à meia-noite. Com a retoma do funcionamento do ascensor, foram suprimidos os transportes alternativos por autocarro

O Ascensor da Nazaré, um meio de transporte centenário que liga o Sítio à praia, retomou o seu normal funcionamento esta sexta-feira, dia 29, após uma paragem prolongada devido a obras de sustentação das arribas, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“No intuito de servir os interesses da população e de facilitar a chegada dos peregrinos até à Senhora da Nazaré”, foi fundada uma parceria para a construção de um ascensor mecânico em finais do século XIX.

O autor do projeto foi o engenheiro de origem francesa Raul Mesnier du Ponsard, discípulo de Eiffel e também responsável pela maioria dos elevadores de Lisboa.

Inaugurado a 28 de julho de 1889, o ascensor da Nazaré é considerado como “uma das melhores iniciativas da história da vila”, incrementando o crescimento do Sítio e a dinamização da ligação à praia.

O serviço funciona das 7 horas à meia-noite. Com a retoma do funcionamento do ascensor, foram suprimidos os transportes alternativos por autocarro que, ao longo dos últimos meses, substituíram o transporte por cabo.

O serviço liga o Sítio e a praia, numa linha com 318 metros de extensão e uma inclinação de 42%.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.