Assinar


Sociedade

Novo ministro da Educação integrou Conselho Geral do Politécnico de Leiria

Fernando Alexandre, que irá também assumir a pasta do Ensino Superior, adiantou que provém da academia e que conhece “muito bem o sistema”.

Fernando Alexandre

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, que assume também a pasta do Ensino Superior, integrou nos últimos dois anos e meio o Conselho Geral do Politécnico de Leiria como membro cooptado.

Professor do Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho e investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da EEG, Fernando Alexandre integrou o quarto Conselho Geral do IPLeiria, tendo tomado posse a 9 de setembro de 2021 com os restantes elementos.

O novo governante esclareceu esta sexta-feira que o Ensino Superior, para o qual não foi designado secretário de Estado, ficará sob a sua alçada.

“Basicamente, quem vai assumir as matérias de ensino superior sou eu próprio”, disse o ministro em declarações à agência Lusa, para esclarecer as dúvidas sobre quem ficaria responsável pela área, depois de divulgada a lista de secretários de Estado.

O “super” Ministério da Educação, Ciência e Inovação do XXIV Governo Constitucional vai contar com dois secretários de Estado da Educação e um da Ciência, mas nenhum dedicado em exclusivo ao Ensino Superior.

As universidades e politécnicos, no entanto, não ficam órfãos, assegurou Fernando Alexandre, que entende que a sua experiência de gestão das instituições torna natural que seja o próprio a assumir a pasta.

“O facto de não existir o secretário de Estado do Ensino Superior é uma falsa questão e penso que nós mostraremos que, de facto, isso não é, de forma alguma, retirar importância às instituições de ensino superior, porque é o próprio ministro, que provém da academia e que conhece muito bem o sistema, que vai assumir essa pasta”, sublinhou.

Além do ministro, o novo Ministério – que volta a juntar sob a mesma tutela educação, ensino superior e ciência, áreas distribuídas em dois ministérios nos anteriores governos socialistas – integra três secretários de Estado.

O politólogo e especialista em educação, Alexandre Homem Cristo, será secretário de Estado Adjunto e da Educação; Pedro Cunha, atualmente diretor-geral da Educação, será secretário de Estado da Educação; e a investigadora Ana Paiva fica com a pasta da Ciência.

Além do Ensino Superior, Fernando Alexandre terá também uma intervenção direta, em articulação com Ana Paiva, na Inovação, área que diz conhecer muito bem.

A propósito das críticas em relação à nova orgânica do Governo, e depois de alguns representantes das comunidades académicas manifestarem preocupação com a junção de ministérios, Fernando Alexandre disse que nenhuma das áreas será desvalorizada.

“O que procuramos transmitir com esta fusão é, precisamente, a importância de pensarmos a educação e o investimento em ciência, independentemente do nível a que é feito, como um elemento fundamental para a transformação da nossa sociedade, para a formação integral das pessoas”, justificou.

Respondendo também às dúvidas levantadas quanto à sua nomeação – um economista, sem experiência em educação –, Fernando Alexandre disse que o Ministério que lidera “é uma equipa” e que a experiência dos dois secretários de Estado reflete a importância dada ao setor.

“Procurei construir uma equipa que tivesse as competências nas diferentes áreas para podermos entregar à sociedade aquilo com que nos vamos comprometer no programa de Governo”, acrescentou.

Sem adiantar detalhes sobre o programa do Governo, que será entregue no dia 10 e discutido na Assembleia da República nos dias 11 e 12, destacou o reforço da autonomia das instituições de ensino superior e a igualdade no acesso a um ensino de qualidade, dos 0 anos ao superior.

Fernando Alexandre esclareceu ainda que o novo ministério ficará, para já, sediado nas instalações do anterior Ministério da Educação, na Avenida 24 de Julho, em Lisboa, e que o Palácio das Laranjeiras, onde estava sediado o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ficará livre.

Doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Birkbeck College, Fernando Alexandre, de 52 anos, foi secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna entre 2011 e 2015, e consultor de entidades pública e privadas. Foi consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde coordenou o estudo “Do made in ao created in: um novo paradigma para a economia portuguesa” que olha para o futuro económico do país, tendo a qualificação e a inovação no centro do processo de criação de riqueza.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados