Assinar
Desporto

Leirienses levam Portugal até à primeira medalha internacional de andebol de praia

Primeira etapa do circuito regional de andebol de praia começa este fim de semana na Praia da Vieira, numa prova que se prolonga durante todo o mês de julho, em mais três praias da região

Rúben Serrano, Tomás van-Zeller, Francisco Santos e Simão Santos celebraram 3.º lugar Foto: IHF/Kolektiff IHF/Kolektiff

O areal da Praia da Vieira recebe este fim de semana a primeira etapa do circuito regional de andebol de praia. Poucos dias depois do feito inédito de Portugal no Mundial da modalidade, as piruetas e remates mais acrobáticos chegam agora às praias da região.

A primeira etapa será organizada pela SIR 1.º Maio, este sábado e domingo, dia 30, nos campos de jogos na zona norte (junto ao café Âncora).

Praia do Pedrógão (6 e 7 de julho), Paredes de Vitória (13 e 14 de julho), Praia do Pedrógão (20 e 21 de julho) e Nazaré (27 e 28 de julho) recebem as restantes etapas do circuito.

Numa competição que costuma animar em muito a atividade balnear, a região ainda está a saborear a conquista da medalha de bronze, na vertente masculina, no Mundial de andebol de praia, na China.

A seleção nacional, com os leirienses Rúben Serrano, Tomás van-Zeller, Francisco Santos e Simão Santos, quase todos com várias temporadas disputadas no circuito regional de Leiria, venceu a Alemanha, por 2-0, no jogo de acesso ao pódios e melhoraram a classificação de 2022 (10.º posição). ESta é a primeira medalha de sempre para Portugal em competições internacionais em andebol de praia, no escalão sénior.

Na competição feminina, Portugal sofreu uma derrota com Espanha, por 2-0, terminando a prova na sexta posição, mas ultrapassando também o resultado final da última edição (8.º lugar). As jogadoras Diana Roque e Helena Côrro integraram a convocatória da comitiva nacional que contou ainda com o médico João André Silva, o técnico Rui Medeiros, a fisioterapeuta Érica Balseiro e o diretor Mário Bernardes.

Com estas classificações, as duas seleções garantiram a qualificação para a 12.ª edição dos The World Games, que vão decorrer em agosto de 2025 na China.

Terminada a atuação das equipas seniores, é agora a vez da formação preparam o Europeu. Os campos de areia do AC Sismaria, em Leiria, e o Centro de Alto Rendimento da Nazaré receberam ontem, dia 26, e até amanhã, dia 28, as equipas nacionais sub16 feminina e masculina que vão competir, de 4 a 7 de julho, no Europeu, em Varna (Bulgária).

A participação portuguesa está a ser preparada ao detalhe, uma vez que um bom resultado para poderá abrir as portas dos Mundiais de 2025 a Portugal, um passo fundamental, já que essa competição irá apurar as equipas para os Olímpicos da Juventude 2026.

As convocatórias finais para o Europeu serão divulgadas após o estágio e a partida para a Bulgária está marcada para dia 1 de julho. Na seleção feminina, o técnico nacional Rui Medeiros chamou Madalena Prates, Nicole Brito, Matilde Domingues e Raquel Albuquerque, todas jogadoras da ASAL, enquanto o selecionador leiriense João Alcobia convocou o nazareno João Pescadinha.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.