A bola começou a circular de mão em mão no último domingo e as piruetas surgiram naturalmente. O primeiro treino da nova secção do GRAP/Pousos dedicada ao andebol de praia juntou vários atletas no recinto de areia do campo da Charneca, em Pousos, Leiria.
A modalidade começa a dar os primeiros passos no emblema que assinala 85 anos de atividade em 2025 e tem como objetivo participar no circuito regional de andebol de praia, organizado pela Associação de Andebol de Leiria (AAL), e conseguir o apuramento para o circuito nacional.
Com cerca de cem jogadores, a maioria com experiência na modalidade, distribuídos pelas equipas sub14 e sub18 masculinas e femininas, em sub16 masculinos, e seniores masculinos e femininos, os treinos oficiais só deverão ter início no mês de junho, depois de concluída a temporada indoor, uma vez que boa parte dos atletas que vão vestir as cores do GRAP/Pousos na areia representa outros clubes da região em pavilhão.
Com campo de areia próprio, criado na sequência da equipa de futebol de praia, este verão, as duas modalidades terão de dividir o espaço do clube para treinar e competir, existindo a possibilidade da modalidade que se joga com as mãos recorrer a outros campos da região.
Entre os objetivos do projeto, explica a equipa que lançou o desafio à direção do GRAP/Pousos, está a participação no encontro nacional de andebol de praia em sub14 e sub16 e o apuramento para o circuito nacional nas duas formações seniores.
Todavia, a formação não será descurada, e a estrutura vai lançar um projeto dedicado às “Escolinhas”, para atletas entre os 7 e os 11 anos. “Temos de pensar no futuro das nossas equipas, do projeto e da modalidade e queremos começar a trabalhar com os miúdos que ainda não tenham tido contacto com o andebol de praia e introduzi-los mais cedo da modalidade”, refere um dos porta-voz do projeto.
Na última semana foi também conhecido o calendário do circuito regional de andebol de praia de Leiria.
A primeira etapa acontece na Praia da Vieira, a 28 e 29 de junho, organizada pela SIR 1º Maio. A segunda etapa acontece em Paredes da Vitória a 12 e 13 de julho, pela Cister SA; na semana seguinte, 19 e 20 de julho, na Nazaré, pelo Nazaré D. Fuas AC; e termina na Praia do Pedrógão, a 26 e 27 de julho, numa etapa organizada pelo AC Sismaria.