O primeiro, de três estágios agendados até final do mês de junho, que servirão para preparar as duas grandes provas internacionais, em que as seleções nacionais de andebol de praia vão participar, decorre entre os dias 12 e 15 de junho, em Leiria.
As seleções nacionais A têm duas competições de alto nível no horizonte, a começar pelo EHF Beach Handball EURO 2025, que vai decorrer entre 8 e 13 de julho em Alanya, Turquia.
Portugal conquistou dois históricos quartos lugares em 2023, em masculinos e femininos, numa prova realizada em território nacional e a ambição das equipas nacionais é superar esse resultado.
Depois, em agosto, de 7 a 17, em Chengdu, República Popular da China, acontece a 12.ª edição dos The World Games e o andebol de praia será uma das mais de 30 modalidades a figurar no programa do evento, onde Portugal também vai participar.
Na segunda-feira, os dois selecionadores nacionais, Agustín Collado Rodríguez e Pedro Serrano, divulgaram as respetivas convocatórias para o primeiro estágio, que conta com vários atletas da região.
Em masculinos, o técnico nacional chamou, entre outros, Gonçalo Oliveira, Francisco Santos, Miguel Ribeiro e Simão Santos, todos do Nazaré BHT; Gabriel Sequeira e Tomás Van-Zeller, do Cincomaisum.
Em femininos, Agustín Collado Rodríguez, auxiliado pelo adjunto Rui Medeiros, da Nazaré, convocou, entre outras atletas, Joana Trindade, Patrícia Periquito e Carolina Paulo, do Nazaré BHT; Helena Côrro, Joana Oliveira, Diana Roque, Margarida Sá Pessoa e Catarina Teixeira, do Fortitudo BH.