A Escola Secundária Henrique Sommer, da Maceira, venceu a fase distrital do programa Euroscola, pelo trabalho desenvolvido sobre “Inteligência Artificial: oportunidades e desafios”.
A “prova” foi também disputada pelas escolas secundárias de São Martinho do Porto, Domingos Sequeira (Leiria), Fernão do Pó (Bombarral), Eng.º Acácio Calazans Duarte (Marinha Grande) e da Guia (Pombal).
O trabalho vencedor, apresentado pelas alunas Matilde Salgueiro e Matilde Elói, foi selecionado pelo júri constituído por Domingos Antunes, comandante distrital da PSP de Leiria, Eugénio Lucas, docente da ESTG, Susana Reis, diretora do Centro de Inovação do Politécnico de Leiria, e Célia Caseiro, técnica do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Caberá agora a um júri nacional decidir quais das escolas vencedoras em cada sessão distrital do continente, Açores e Madeira, participarão numa visita ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
O programa Euroscola, em Estrasburgo, reúne alunos de toda a Europa para uma experiência prática da democracia parlamentar europeia. Este Programa é organizado a nível nacional pelo IPDJ, I.P. e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.