Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Calor chega à região e traz risco de incêndio muito elevado em alguns concelhos

Concelhos de Pombal e Ansião podem chegar aos 37ºC já na quinta-feira.

Para os próximos dias está previsto um aumento das temperaturas máximas, com valores que podem ultrapassar os 35ºC em algumas zonas do território nacional. Pombal e Ansião serão os concelhos mais quentes da região de Leiria, com máximas de 37ºC previstas para esta quinta-feira.

Também Alcobaça, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Porto de Mós, Pedrógão Grande e Ourém irão registar temperaturas máximas entre os 33ºC e os 35ºC, de acordo com os dados divulgados na página de internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Já nos concelhos mais próximos do litoral, como Nazaré, Peniche e Óbidos, os termómetros mantêm-se mais moderados, com máximas a rondar os 28ºC. Na sexta-feira as temperaturas na região irão manter-se acima dos 30º, embora com uma ligeira descida em alguns concelhos.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta que o calor extremo, os baixos níveis de humidade e o vento intenso “aumentam significativamente o risco de incêndio rural”, no entanto o índice ultravioleta (IUV) permanece no nível 8 em todos os concelhos da região.

Para quinta-feira, os concelhos de Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande apresentam um risco “Muito Elevado” de incêndio. Na sexta-feira, mantém-se o alerta “Elevado” nos concelhos de Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

Esperam-se também noites tropicais nas regiões Centro e Sul do país entre os dias 29 e 31 de maio, com temperaturas mínimas que irão rondar os 20°C em alguns concelhos.

Face a este cenário, ANEPC “recomenda a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período”. O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR/25) encontra-se também ativo, “mobilizando cerca de 8.900 operacionais, apoiados por mais de 1.800 veículos e 33 meios aéreos”.

Face às altas temperaturas que se irão fazer sentir nos próximos dias, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) recomenda aos dez municípios integrantes a não autorização de queimadas e queimas de amontoados no território, entre 1 de junho e 30 de setembro.

Esta medida visa prevenir e minimizar os riscos associados ao uso do fogo durante o período em que se verifica um elevado risco de incêndios rurais.

A CIMRL sublinha ainda a importância que estas restrições “sejam uniformes em todo o território”, promovendo uma resposta coordenada e eficaz. Esta deliberação será comunicada à ANEPC, à GNR, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e à Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.