Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Cinema regressa à Marinha Grande e há novos ciclos em Ourém e Pombal

Maio anuncia-se recheado de filmes, com os ciclos “E tudo o vencedor levou” em Ourém, “Como brilha o sol em Cannes” em Pombal e as sessões de volta ao Teatro Stephens.

"Cinema Paraíso" marca o regresso do cinema à Marinha Grande

A projeção de cinema está de volta ao Teatro Stephens depois de uma longa interrupção. Para comemorar regresso será exibido um dos já grandes clássicos contemporâneos, “Cinema Paraíso”, de Giuseppe Tornattore, um filme que é, ele próprio, uma homenagem ao cinema. A projeção está marcada para o dia 11 de maio, às 16 horas.

Depois, até final de agosto, está prevista a exibição de mais cinco filmes:

“Em guerra”, de Stéphane Brizé, no dia 27 de maio, sobre a deslocalização de uma fábrica de França para a Roménia; “Marighella”, de Wagner Moura, no dia 15 de junho, sobre os últimos anos de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro, que resistiu à ditadura militar; “Zona de interesse”, de Jonathan Glazer, no dia 24 de junho, que retrata o contraste entre a vida tranquila da família Höss e o terrível sofrimento das vítimas no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau; “Fotografia”, de Ritesh Batra, no dia 6 de julho, sobre um esforçado fotógrafo de rua em Mumbai que convence uma tímida desconhecida a fingir que é a sua noiva; e “Pedágio”, de Carolina Markowicz, no dia 22 de julho, uma crítica sobre como fomos ficando imunes ao absurdo, aceitando-o como quotidiano.

As sessões de cinema na Marinha Grande acontecem aos domingos, às 16 horas, e às terças-feiras, às 21h30. Os bilhetes custam 3 euros.

“E tudo o vencedor levou” em Ourém

A partir de amanhã, terça-feira, dia 6 de maio, o Teatro Municipal de Ourém (TMO) recebe um novo ciclo temático, programado pelo Cineclube Albardeira.

Em maio, são exibidos alguns dos filmes dos últimos tempos, sempre na Sala Estúdio do TMO, a partir das 21 horas e com bilhetes a 3 euros.

A primeira sessão, amanhã, inclui “Sing Sing”, de Greg Kwedar, vencedor do prémio para Melhor Elenco no Festival de Austin 2025, acompanhado pela curta-metragem “Percebes”, premiada no Festival de Annecy 2024.

A 13 de maio, oportunidade para ver em Ourém, “O quarto do lado”, de Pedro Almodóvar, agraciado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024.

O ciclo reserva uma sessão dupla para o dia 20 de maio, com “Flow – À deriva”, o filme de animação de Gints Zilbalodis que vencedor nos Óscares 2025. A noite inclui ainda “Com amor, medo”, de Telmo Soares/Casota Collective, que retrata a aventura pela Europa do grupo 5ª Punkada e que recebeu o Prémio Indiemusic no IndieLisboa 2024.

A 27 de maio, o programa encerra com “A substância”, de Coralie Fargeat, que valeu o prémio de Melhor Atriz nos Globos de Ouro 2025 a Demi Moore.

Pombal mostra “Como brilha o sol em Cannes”

Na quinta-feira, dia 8 de maio, arranca o ciclo “Como brilha o sol em Cannes”, a proposta do Cineclube de Pombal para este mês, no Teatro-Cine de Pombal, às 21h30, com entrada livre.

A programação é dedicada a filmes notáveis da história recente do Festival de Cannes, antecipando nova edição do certame, cujo início está agendado para 13 de maio.

A abrir há “Era uma vez um país”, uma comédia de 1995 de Emir Kusturica, seguindo-se no dia 14, “Eu, Daniel Blake”, um drama de Ken Loach. Nesse dia é também exibida a curta “Bad for a moment”, de Daniel Soares.

“O Quadrado”, o drama recheado de momentos de comédia de Ruben Östlund, passa no Teatro-Cine no dia 21 de maio.

A fechar, no dia 28 de maio, em Pombal mergulha-se em “Titane”, filme de terror de Julia Ducournau, servido após a curta “Arena”, de João Salavisa.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados