Nazaré prepara-se para receber um novo centro multifuncional, o Espaço Âncora, um ponto de apoio estratégico para profissionais de emergência e cidadãos em situação de vulnerabilidade. O projeto foi aprovado na última reunião de Câmara, que decorreu no passado dia 28 de abril.
Situado na rua dos Lavradores, o Espaço Âncora será um local de acolhimento e apoio, destinado a profissionais em missão, como nadadores-salvadores, bombeiros e técnicos de proteção civil, garantindo-lhes condições dignas enquanto prestam serviços essenciais à comunidade.
Este espaço também funcionará como um abrigo de emergência para pessoas desalojadas devido a intempéries, acidentes ou outras situações imprevistas.
A missão do espaço vai além da resposta imediata a emergências, tornando-se também um ponto de encontro e diálogo para delegações institucionais de municípios parceiros, assim como entidades nacionais e internacionais, promovendo a partilha de boas práticas.
“O edifício terá no rés do chão o Centro de Comando dos Bairros Digitais, espaço fundamental para articulação de operações no terreno, e nos pisos superiores será instalado o Espaço Âncora, uma infraestrutura multifuncional com capacidade para acolher até 12 pessoas, com espaço para refeições, condições para pernoita e toda a estrutura pensada para situações de apoio e emergência”, descreveu o vereador Salvador Formiga.
Na memória descritiva do projeto, lê-se que o Espaço Âncora “representa a visão do município da Nazaré de criar um território mais resiliente, solidário e preparado”.