Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Leiria reabre Casa dos Pintores em julho e inaugura Villa Portela em setembro

António Fagundes, Mão Morta, The Glenn Miller Orchestra, Ana Moura, “Deixem o pimba em paz” e o Rockin’1000 são alguns dos destaques da programação de Leiria no segundo semestre de 2025.

 abertura da Villa Portela será assinala com dois dias de programação especial a 13 e 14 de setembro FOTO: CML

A inauguração do Centro de Artes Villa Portela, em setembro, e a reabertura da Casa dos Pintores, em julho, marca a programação cultural de Leiria para o segundo semestre de 2025, anunciou a vice-presidente da Câmara Municipal, Anabela Graça.

A autarca, também vereadora com a pasta da Cultura, revelou que a abertura da Villa Portela, um novo espaço dedicado à arte contemporânea instalado num chalé histórico da cidade, abrirá ao público nos dias 13 e 14 de setembro, após sucessivos adiamentos.

“Vai ser um ano histórico para Leiria, porque vai ficar registado mais um espaço cultural na nossa cidade. Vamos reforçar a arte contemporânea com mais um espaço”, afirmou Anabela Graça na apresentação da agenda cultural.

A abertura do Centro de Artes Villa Portela esteve agendada para maio deste ano, mas registou “um atraso que se prende com as condições que resultam daquilo que é normal hoje em Portugal, no que diz respeito à realização de obras”. 

“Tivemos de adiar, mas agora já estamos a programar, com toda a certeza, a abertura”, que terá um primeiro momento no dia 13 de setembro, com “programação cultural durante todo o dia” nos jardins que envolvem o edifício.

“No dia 14 [de setembro], às 16 horas, será aberta a exposição ‘Sonho manifesto’, em parceria com a coleção de arte contemporânea do Estado, com curadoria da Rita Gaspar [Vieira] e Sandra Jürgens”, acrescentou.

Outro momento relevante para o património de Leiria será a reabertura da Casa dos Pintores, outro edifício emblemático do centro histórico que, com a Igreja da Misericórdia, faz parte do projeto Centro de Diálogo Intercultural (CDIL).

“A Casa dos Pintores esteve encerrada nos últimos anos devido a um problema estrutural. Houve necessidade fazer um grande investimento para manter a casa de pé e, por isso, estamos em condições agora de reabrir, com alterações em termos de museografia”. 

O espaço voltará a ser visitável a partir do dia 26 de julho, data do oitavo aniversário do CDIL.

“É um momento importante, porque são dois equipamentos históricos arquitetónicos de grande relevância na cidade que vão ser devolvidos às pessoas”, realçou a vice-presidente. 

Relativamente à restante programação, o município de Leiria aponta para quase três centenas de iniciativas no concelho até final do ano, fruto da dinâmica do associativismo local. “Penso que seremos quase uma cidade única pela quantidade de associações, e pelos eventos e projetos que estas promovem”, destacou Anabela Graça.

Entre os destaques da agenda até ao final do ano, estão vários festivais, como Nascentes e OJL Jazz Sessions em julho, CriaJazz em julho e agosto, Extramuralhas e LizBrass em agosto ou segundo concerto Rockin’1000 em Portugal, no Estádio de Leiria, no dia 06 de setembro. 

Mão Morta (20 de setembro), The Glenn Miller Orchestra (8 de outubro), S. Pedro (6 de novembro), Orquestra Jazz de Leiria com a neerlandesa Fay Claassen (22 de novembro), Ana Moura (27 de novembro) são alguns dos espetáculos previstos para Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, Teatro Miguel Franco e Black Box.

No teatro, o ator brasileiro António Fagundes estará no Teatro José Lúcio da Silva com “Dois de nós”, em quatro datas em dezembro. O festival Acaso leva à cidade uma programação teatral repartida por setembro, outubro e novembro. 

Leiria continua a assinalar os 700 anos da morte de D. Dinis, com o Ciclo de Música Medieval de Leiria, que prossegue no castelo até ao final do ano, recebendo o espanhol Eduardo Paniágua em julho, para uma programação especial entre os dias 2 e 5.

Também o Leiria Medieval é dedicado a D. Dinis, com quatro dias de atividades entre 17 e 20 de julho.

Entre as novidades, Leiria acolherá as finais do 38.º Prémio Jovens Músicos/Antena 2 de 7 a 11 de julho e o novo pavilhão Carlos Neto, nos Marrazes, vai receber pela primeira vez um espetáculo no dia 20 de setembro: “Deixem o pimba em paz”, com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo.

Outras informações estão disponíveis online em https://leiriagenda.cm-leiria.pt.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados