Foi com aplausos do princípio ao fim que a Gala do Desporto do Município de Leiria, no último domingo, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos atletas, treinadores, dirigentes, clubes e premiou 157 atletas, de 19 clubes e federações, de 17 modalidades.
O presidente da autarquia Gonçalo Lopes, na cerimónia de abertura, enalteceu o trabalho de todos os agentes envolvidos naquilo que apelidou de “um verdadeiro ecossistema único no distrito e raro no país”. “Em Leiria, campeões são os que escolhem o desporto como modo de vida”, afirmou, justificando que o “percurso de afirmação” e a “ambição” de Leiria são mais do que razões para a cidade acolher a futura escola superior de desporto.
Mas o momento era de gala e foram muitos os prémios atribuídos. Entre as promessas, o nadador Rodolfo Alecrim, do Clube Náutico de Leiria, e Raquel Gomes, lançadora da Juventude Vidigalense, foram premiados com o título de Atleta Revelação – individual. Martim Ribeiro, jogador da União de Leiria, e Maria Rita Lopes, jogadora de andebol, a atuar no ABC Braga, foram reconhecidos como Atleta Revelação – coletivas.
Na categoria de Atleta do Ano, Ana Carolina Oliveira, campeã nacional de trail, e Guilherme Mota, em btt, foram os destaques. Joana Oliveira, jogadora de andebol em pavilhão e de praia, e Bernardo Lopes, internacional de futebol de praia, receberam o prémio coletivo.
O Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) conquistou o título de Clube/Equipa do Ano, pelo papel inovador e social que desempenha, especialmente com iniciativas como as Brisas do Lis Night Run, eleito pelo público como Evento do Ano.
Kitó Ferreira, treinador de futsal, que venceu a Taça do Kuwait e a Taça da Federação Saudita em 2024, recebeu o troféu Treinador do Ano, enquanto Jorge Rito, treinador de andebol, foi prémio Prestígio.
Com 20 anos de atividade desportiva nacional e internacional, a olímpica Irina Rodrigues subiu a palco para receber o prémio Carreira. Em 2024, venceu a Taça da Europa de Lançamentos, bateu o recorde nacional no lançamento do disco e alcançou as melhores classificações nos Jogos Olímpicos (9º) e no Europeu (4ª).












