O ciclista António Morgado (UAE Emirates), que revalidou o título de campeão português de contrarrelógio em Alvaiázere, na sexta-feira, ambiciona ganhar mais duas provas até ao final do ano.
O caldense, de 21 anos, conhecido pela alcunha “Bigode Voador”, confirmou o seu favoritismo ao cumprir os 25,1 km com início e final em Alvaiázere, em 31m12s, gastando menos 27 segundos do que Rafael Reis.
Campeão em 2020 e vice na luta contra o cronómetro nas três edições anteriores, Ivo Oliveira fechou o pódio, a 1m38s do seu colega da UAE Emirates.


Os Campeonatos Nacionais de ciclismo de estrada decorreram até domingo, com as provas a serem divididas entre os concelhos de Alvaiázere (contrarrelógio) e Ourém (fundo).
Nota ainda para contrarrelógio de sub23 masculinos, com Lucas Lopes, o vencedor da Volta a Portugal do Futuro, a ser o mais rápido a passar a meta, em 27m38s. O leiriense Duarte Domingues foi bronze, a 1m45s do vencedor. Ivo Oliveira e Daniela Campos foram os vencedores nas provas de fundo.
Este é o terceiro triunfo da temporada para o ciclista da UAE Emirates, que também venceu a Clássica da Figueira e o Gran Premio Castellón e conta agora com seis vitórias em elites no currículo.
“É a terceira vitória da época e vamos para mais. O meu objetivo é ganhar mais duas provas até ao final do ano, o que seria uma boa época”, disse, em declarações à agência Lusa.
Salientando que o ‘crono’ “é sempre difícil”, o ciclista da UAE Emirates realçou que deu “o seu melhor” e conseguiu ganhar, mesmo sob o sol tórrido que se fez sentir.
“Não me dou muito bem com o calor, mas correu bem”, sublinhou António Morgado, que até ao final do ano vai participar nas Voltas à Polónia, Inglaterra e Bélgica.