É apresentada como a edição mais ambiciosa e representativa de sempre da Volta a Portugal Feminina de ciclismo e saiu ontem para a estrada na primeira de cinco etapas.
Com um novo recorde de participação, com um pelotão de 140 atletas de 20 equipas de oito países (Portugal, Espanha, França, Suíça, Estados Unidos da América, Alemanha e Noruega), a Volta chega à região, mais concretamente a Pombal, amanhã, sexta-feira, com a etapa rainha da edição de 2025.
O pelotão sai de Aveiro para 128,1 km de percurso, com passagem no Louriçal, Casal do Queijo, Souto, uma subida nos últimos 6 km e chegada à avenida Heróis do Ultramar, em Pombal.
Ontem, Amalie Dideriksen (Cofidis Women Team) foi a primeira ciclista a vestir a camisola amarela na Volta a Portugal feminina. A antiga campeã do Mundo brilhou na chegada a Esposende, tendo sido a mais forte no sprint que definiu a vitória final. Daniela Campos (Eneicat CMTeam), 16.ª, foi a melhor portuguesa.
A edição da Volta arrancou esta quarta-feira do Parque Oriental, no Porto, em direção a Esposende. Pelo meio, um traçado plano de 104,8 km, com 1 250 metros de desnível acumulado, uma contagem de montanha de terceira categoria (Guilhabreu, ao quilómetro 64) e uma meta volante (Póvoa de Varzim, ao quilómetro 86,8).
A etapa não apresentava grandes dificuldades e o pelotão manteve-se praticamente sempre compacto. Houve tentativas de fuga, com destaque para a portuguesa Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Río Miera) e para Fiona Mangan (Winspace Orange Seal). As tentativas, porém, não resultaram. Nem mesmo quando, ao fim de 40 quilómetros, um grupo de cinco ciclistas tentou escapar.
Ultrapassada a contagem de montanha de Guilhabreu, vencida por Heidi Franz (Cynisca Cycling) com Raquel Queirós a ser segunda apesar do forte apoio, e a meta volante da Póvoa de Varzim, vencida por Eva Anguela (Cantabria Deporte-Río Miera), o pelotão seguiu em junto até Esposende.
Na luta pela vitória final, Amalie Dideriksen foi a mais forte e a primeira a cortar a meta, ao fim de 2h48m21s. A dinamarquesa de 29 anos superou Michaela Drummond (Arkéa – B&B Hotels Women), que havia vencido a etapa inaugural da Volta a Portugal de 2024, e Eva Anguela, que também tinha festejado na primeira etapa em linha de 2023.
Para esta quinta-feira, está agendada nova etapa plana, entre Vila Nova de Gaia e Águeda. Serão 94,4 km, com um desnível acumulado de 1200 metros, sendo de esperar nova chegada ao sprint, depois de ultrapassada a meta volante da Murtosa (km 42,2) e as contagens de montanha de 4.ª categoria de Mamodeiro (Km 77,4) e Piedade (Km 88,9).
Recorde-se que a Volta a Portugal Feminina vai decorrer até domingo e tem transmissão assegurada pela SportTV (resumos diários) e pela RTP2 (resumo final alargado).