Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

Parque de Tecnologia do Mar de Peniche estabelece parceria para “economia azul”

A associação Smart Ocean e o fundo de investimento Ocean 14 Capital estabeleceram um acordo que “tem como objetivo promover novas oportunidades de cooperação, investimento e inovação sustentável”.

A Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche – Smart Ocean e o fundo de investimento Ocean 14 Capital tornaram-se parceiros para desenvolverem estratégias para economia azul, foi hoje anunciado.

A associação Smart Ocean, detentora da incubadora de empresas de economia do mar em construção em Peniche, e o fundo de investimento estabeleceram um acordo que “tem como objetivo promover novas oportunidades de cooperação, investimento e inovação sustentável, conectando o ecossistema científico e tecnológico do Smart Ocean Peniche à experiência internacional da Ocean 14 Capital no financiamento de soluções transformadoras relacionadas com o oceano”, é referido em nota de imprensa hoje divulgada.

No âmbito do memorando de entendimento, está previsto o desenvolvimento conjunto de iniciativas e projetos que apoiem o crescimento sustentável da economia azul, com foco em áreas estratégicas como aquacultura, pescas, biotecnologia marinha e inovação tecnológica.

“Esta parceria representa um passo decisivo na consolidação de Peniche como polo de inovação e investimento azul, ligando o conhecimento científico e tecnológico a mecanismos internacionais de financiamento”, afirmou Sérgio Leandro, coordenador científico do Smart Ocean e diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), citado na mesma nota.

A colaboração “constitui uma oportunidade única, não apenas para Peniche, mas para toda a região Oeste, reforçando a nossa liderança na economia azul e criando condições reais para investimento sustentável, criação de emprego e transferência de conhecimento”, disse por seu turno Filipe Matos Sales, presidente da Câmara de Peniche.

Já Francisco Saraiva Gomes, diretor e sócio fundador da Ocean 14 Capital, também citado, afirmou estar “entusiasmado com esta parceria com o Smart Ocean e com o desenvolvimento de um Cluster Azul de elevado potencial em Portugal”.

“Concentrar as capacidades locais é fundamental para acelerar a transição para modelos de negócio sustentáveis na economia azul. Juntos podemos fazer mais, sendo que esta parceria permitirá ampliar o nosso alcance e impacto. O Smart Ocean tornar-se-á, sem dúvida, num cluster azul de sucesso, ao reunir inovação, indústria, ciência e finanças numa mesma geografia com massa crítica suficiente”, sublinhou.

Integrado na Rede Nacional de Hubs Azuis, criada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Smart Ocean Peniche reforça assim a sua posição de catalisador de inovação, investimento e sustentabilidade, promovendo a convergência entre ciência, empresas e sociedade.

Sediado em Peniche, o Smart Ocean atua como uma plataforma de interface, incubação e aceleração de soluções inovadoras para a economia azul, sendo a entidade gestora do polo de Peniche da Rede Nacional Hub Azul.

A Associação Smart Ocean tem em construção um edifício destinado a incubar empresas ligadas à economia do mar em Peniche, um investimento de 5,7 milhões de euros (ME).

A Associação Smart Ocean, constituída em 2017, tem como sócios fundadores o município de Peniche, a Docapesca, o IPL, o Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia de Cantanhede e como sócios efetivos a Associação Empresarial da Região de Leiria, a Associação para o Desenvolvimento de Peniche, a Associação Empresarial da Região Oeste e a Ocean 14 Capital.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.